Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Heráclito pede extensão de habeas corpus de Dantas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Heráclito pede extensão de habeas corpus de Dantas

Congresso em Foco

17/7/2008 | Atualizado 22/7/2008 às 12:03

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Citado em grampos da Polícia Federal na Operação Satiagraha, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) pediu a extensão do habeas corpus preventivo concedido ao banqueiro Daniel Dantas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
 
O pedido de extensão 99829/2008 foi feito ontem (16). Em grampos autorizados pela Justiça, interlocutores do grupo de Dantas citam Heráclito como um senador que ajudava a atuação do Opportunity. No dia 27 de maio de 2008, como mostrou hoje o Congresso em Foco, o suposto lobista Guilherme Sodré diz que o parlamentar “é amigo”.
 
“Eu to lhe dizendo que eu não acredito que ele fez exatamente assim, ele não é uma pessoa irresponsável... é amigo, ta certo, me ligou hoje preocupado com a situação que a gente ta vivendo...”, afirmou Sodré ao sócio do Opportunity Arthur de Carvalho, em telefonema interceptado pela Polícia Federal.
 
A assessoria do parlamentar esclarece que não se trata de um pedido para o parlamentar não seja preso. Informou que a petição no Supremo  é um desdobramento do pedido feito, na segunda-feira (14), para a Mesa do  Senado solicitar acesso aos dados da operação da PF.
 
Na petição, o advogado do senador, Délio Lins e Silva, pede extensão dos efeitos da liminar concedida a Dantas “para fins exclusivos de acesso aos autos”, três inquéritos sobre o caso que tramitam na 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
 
No item 16 da petição, a defesa de Heráclito admite que ele está numa situação análoga à dos investigados na operação. “Patente, pois a condição de INVESTIGADO [sic] do senador”, inicia o texto. E o documento continua: “[...] impõem-se a EXTENSÃO [sic] aqui requerida, pois a jurisprudência dessa corte se mostra pacífica no sentido de garantir aos INVESTIGADOS [sic] a possibilidade de conhecer, por meio de seus patronos legalmente constituídos, o teor dos documentos”.
 
Em entrevista à rádio CBN, Heráclito diz querer esclarecimentos. “É inaceitável. Eu quero o esclarecimento porque fui gravado. Primeiro questionamento: estou sendo gravado por quê? É legal me gravar se eu não respondo a processo, se eu não tenho nenhum envolvimento, se eu não tenho nenhuma participação? Eu quero acabar com isso”, afirmou ele à rádio.(Lúcio Lambranho e Eduardo Militão)
 
Grupo de Dantas acusa Kátia Abreu de beneficiar OAS em projeto
 
Heráclito Fortes pede documentos a Tarso Genro

Atualizada às 13h25
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PV entra com adin contra MP da Grilagem

Chinaglia defende fim do segredo de justiça

Garibaldi faz avaliação positiva do semestre legislativo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES