Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/7/2008 | Atualizado às 14:42
Mais de 76% dos prefeitos que podem disputar as próximas eleições municipais em outubro tentarão a reeleição. A estimativa é da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que mostra que pelo menos 3.361 dos 4.368 prefeitos que podem concorrer ao segundo mandato, disputarão o próximo pleito.
De acordo com as regras atuais, assim como o Presidente da República e governadores, os prefeitos podem permanecer no cargo pelo período de um mandato (quatro anos) prolongado por mais um, caso consiga ser reeleito.
Entre os estados com o maior índice de tentativa de reeleição está o Amapá, onde todos os 13 prefeitos (100%) que poderão disputar o próximo pleito confirmaram serem candidatos. Em segundo da lista aparece o Mato Grosso do Sul, com 86%, seguido do Espírito Santo com 85%.
O estado com o menor número de candidatos à reeleição é o Rio Grande do Norte, onde 61% dos prefeitos que poderão disputar o segundo mandato irão concorrer nas próximas eleições.
De acordo com a pesquisa, caso se confirme a tendência das últimas duas eleições - em que 58,2% dos candidatos foram reeleitos - teremos nesse ano 1.956 prefeitos com mandatos ampliados.
Partidos
A pesquisa também mostra que o PMDB é o partido com maior número de candidatos à reeleição, com um total de 817 prefeitos. Do ninho tucano sairão 482 prefeitos candidatos a um segundo mandato. PP aparece com 305, DEM 287 e o PT com 285.
Proporcionalmente o PCdoB é que tem o maior índice de candidatos a permanência nas prefeituras. Dos atuais 14 prefeitos 13 disseram que vão disputar o segundo mandato. (Erich Decat)
Confira na íntegra a pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira