Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/5/2008 | Atualizado às 15:30
O presidente do Equador, Rafael Correa, declarou hoje (23) que as relações com o governo da Colômbia, comandado por Álvaro Uribe, estão numa situação “deplorável”.
"A relação com a Colômbia sempre foi fraterna porque são nações irmãs. Lamentavelmente, as relações com o governo da Colômbia, como todos sabem, estão em uma situação deplorável, em 'ponto morto'. É uma situação crítica, mas esperamos que seja solucionada o mais rápido possível", disse. As afirmações foram feitas durante a reunião do Conselho União Sul-Americana de Nações (Unasul), em Brasília.
A crise entre os países começou após uma ação do exército colombiano em território equatoriano contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). No ataque morreu Raúl Reyes, um dos principais líderes das Farc. Para justificar a ação, a Colômbia afirmou que tinha informações sobre ligações do governo de Correa com as Farc.
Os presidentes de doze países estão reunidos para formalizar a Unasul como um organismo internacional. O objetivo é aprofundar a integração da região e promover acordos nas áreas econômica, política e social entre os países. Os líderes também discutem a criação do Conselho de Defesa da América do Sul. (Tatiana Damasceno)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças