Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/5/2008 | Atualizado às 16:55
Erich Decat
Campo Grande (MS)
Com o apoio de mais cinco partidos (PPS, PP, DEM, PSDB e PDT), o atual prefeito, Nelson Trad Filho (PMDB), tentará a reeleição. Seu vice deve ser o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), que tem um histórico de críticas contra a gestão de Trad Filho. No PT há uma disputada interna entre o deputado estadual Pedro Peruel e o ex-presidente regional do partido Mariano Cabreira. Peruel tem o apoio do grupo do senador petista Delcídio Amaral. Já o grupo do ex-governador Zeca do PT, apesar de sempre ter disputado com o PMDB, articula apoio à reeleição do prefeito. Outros dois partidos também deverão entrar na disputa: o PTB, com o empresário e suplente do senador Delcídio Amaral, Antonio Hugo Rodrigues, e o PRB, com a ex-primeira-dama do Estado Maria Aparecida Pedrossian.
Cuiabá (MT)
O atual prefeito, Wilson Santos (PSDB), que tentará a reeleição, busca formar uma aliança com o PTB e o PMDB. Para acelerar as negociações, o prefeito entregou, neste mês, duas secretarias para os peemedebistas. O partido, porém, está dividido. Wilson Santos tem o apoio do deputado federal Carlos Bezerra, mas esbarra na oposição do vice-governador, Silval Barbosa, que defende uma aliança com um candidato do PR. O nome mais provável, neste caso, é o do empresário Mauro Mendes. A indicação de Mendes tem o apoio pessoal do governador Blairo Maggi (PR). Diante desse cenário, o PT ainda não definiu se irá apoiar o PR ou se lançará uma candidatura própria. Já o DEM pode lançar como candidata a ex-vice-governadora Iraci França.
Goiânia (GO)
Com bom desempenho nas primeiras pesquisas de intenção de votos, o atual prefeito, Iris Rezende (PMDB), tentará a reeleição em outubro. Deve ter como vice um candidato do PT. Em princípio, a idéia da oposição é lançar o maior número de candidatos para que os votos sejam distribuídos, o que evitaria uma eventual vitória de Iris já no primeiro turno. Um grupo do DEM articula a pré-candidatura do ex-deputado federal Vilmar Rocha. Outro nome cogitado é o do senador Demóstenes Torres (DEM). Já os tucanos entram na disputa com a deputada Professora Raquel Teixeira, que busca o apoio do PPS, do PV, do PTB, do PHS e do PSDC. Outro deputado federal que deve entrar no páreo é Sandes Júnior (PP), do mesmo partido do governador Alcides Rodrigues.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores