Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/5/2008 | Atualizado às 16:55
Erich Decat
Campo Grande (MS)
Com o apoio de mais cinco partidos (PPS, PP, DEM, PSDB e PDT), o atual prefeito, Nelson Trad Filho (PMDB), tentará a reeleição. Seu vice deve ser o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), que tem um histórico de críticas contra a gestão de Trad Filho. No PT há uma disputada interna entre o deputado estadual Pedro Peruel e o ex-presidente regional do partido Mariano Cabreira. Peruel tem o apoio do grupo do senador petista Delcídio Amaral. Já o grupo do ex-governador Zeca do PT, apesar de sempre ter disputado com o PMDB, articula apoio à reeleição do prefeito. Outros dois partidos também deverão entrar na disputa: o PTB, com o empresário e suplente do senador Delcídio Amaral, Antonio Hugo Rodrigues, e o PRB, com a ex-primeira-dama do Estado Maria Aparecida Pedrossian.
Cuiabá (MT)
O atual prefeito, Wilson Santos (PSDB), que tentará a reeleição, busca formar uma aliança com o PTB e o PMDB. Para acelerar as negociações, o prefeito entregou, neste mês, duas secretarias para os peemedebistas. O partido, porém, está dividido. Wilson Santos tem o apoio do deputado federal Carlos Bezerra, mas esbarra na oposição do vice-governador, Silval Barbosa, que defende uma aliança com um candidato do PR. O nome mais provável, neste caso, é o do empresário Mauro Mendes. A indicação de Mendes tem o apoio pessoal do governador Blairo Maggi (PR). Diante desse cenário, o PT ainda não definiu se irá apoiar o PR ou se lançará uma candidatura própria. Já o DEM pode lançar como candidata a ex-vice-governadora Iraci França.
Goiânia (GO)
Com bom desempenho nas primeiras pesquisas de intenção de votos, o atual prefeito, Iris Rezende (PMDB), tentará a reeleição em outubro. Deve ter como vice um candidato do PT. Em princípio, a idéia da oposição é lançar o maior número de candidatos para que os votos sejam distribuídos, o que evitaria uma eventual vitória de Iris já no primeiro turno. Um grupo do DEM articula a pré-candidatura do ex-deputado federal Vilmar Rocha. Outro nome cogitado é o do senador Demóstenes Torres (DEM). Já os tucanos entram na disputa com a deputada Professora Raquel Teixeira, que busca o apoio do PPS, do PV, do PTB, do PHS e do PSDC. Outro deputado federal que deve entrar no páreo é Sandes Júnior (PP), do mesmo partido do governador Alcides Rodrigues.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil