Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/5/2008 | Atualizado às 14:58
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não descartou concorrer a um cargo eletivo nas eleições de 2010. Em conversa com jornalistas após participar de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Meirelles afirmou que vai “pensar nesse assunto durante a quarentena”, ou seja, assim que deixar o comando do BC. Ele é apontado como um potencial candidato ao governo de Goiás.
“Eu sou um homem que, na minha carreira, sempre aprendi a ser muito disciplinado, e uma das características dessa disciplina é, no momento, ser presidente do BC”, afirmou. Meirelles deve deixar a presidência do BC no próximo ano.
A quarentena corresponde a um período de quarenta dias no qual um ocupante de um cargo estratégico do governo não pode assumir outra função. A medida se justifica uma vez que ocupantes de cargos executivos lidam diariamente com informações privilegiadas e sigilosas da administração pública.
Em audiência da CAE, Meirelles atribuiu o recente aumento de 0,5 ponto da taxa básica de juros (Selic) a uma “tendência subjacente” de crescimento da inflação no país. (leia mais)
Segundo ele, há sinais de que essa tendência não é puxada apenas pelo aumento do preço dos alimentos. “O Banco Central agiu a tempo e a hora. Portanto, a mensagem à Nação é de que o banco tem a questão inflacionária sob controle”, afirmou aos senadores. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira