Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/5/2008 21:30
Deputados aprovaram há pouco o Projeto de Lei 2300/07, que cria a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O filósofo Mangabeira Unger, que chegou a classificar o governo Lula como “corrupto” durante o escândalo do mensalão, é o titular dessa pasta.
Em setembro passado, o Senado rejeitou uma medida provisória que criava a então Secretaria de Ações de Longo Prazo, também conhecida pela sigla Sealopra. O principal responsável pela rejeição da Sealopra no Senado foi o PMDB, que aderiu à oposição naquela votação. A sigla pleiteava naquele momento mais espaço no primeiro escalão do governo.
A Câmara também aprovou o Projeto de Lei 1650/07, que prevê a incidência das mesmas alíquotas do Imposto de Renda da Pessoa Física para quem mora no Paraguai e presta serviços de transporte internacional de carga a operadora brasileira. De acordo com o governo, a medida estimula o fluxo de comércio entre os dois países. A matéria vai ao Senado.
Pauta destrancada
Os dois projetos tinham urgência constitucional vencida e, portanto, tinham prioridade na apreciação dos deputados. Com a aprovação dessas duas matérias, a pauta da Câmara está liberada, ou seja, nenhuma medida provisória ou projeto com urgência tem prioridade em relação às demais matérias. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil