Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/4/2008 | Atualizado às 20:44
A Justiça decidiu soltar os 52 suspeitos de envolvimento em fraudes no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Eles foram presos na última quarta-feira (9), durante a Operação Pasárgada da Polícia Federal.
De acordo com o Tribunal Regional Federal, “o corregedor geral da Justiça Federal de 1º Grau da 1ª Região não tem competência para decretar, em decisão monocrática, a prisão dos investigados, uma vez que sua atuação é meramente administrativa, não alcançando medidas judiciais restritivas de direitos".
Dentre os presos, estavam 17 prefeitos (15 de municípios mineiros e dois de municípios baianos), um juiz federal de Belo Horizonte, procuradores, advogados e um gerente da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a PF, o prejuízo aos cofres públicos pode ultrapassar R$ 200 milhões. “Os prefeitos contratavam, sem licitação, um escritório de advocacia, supostamente de um lobista, que oferecia indevidas vantagens a juízes e servidores da Justiça para obter decisões favoráveis e posteriormente repartia seus honorários com os prefeitos que o contratava”, afirma o site da Polícia Federal.(Rodolfo Torres)
* Matéria atualizada às 16h21
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores