Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF investiga mais políticos no mensalão

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PF investiga mais políticos no mensalão

Congresso em Foco

10/4/2008 17:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Polícia Federal ainda investiga mais braços do mensalão, envolvendo políticos de diversos estados. Trata-se de pessoas que receberam dinheiro do esquema de arrecadação promovido pelo empresário Marcos Valério de Souza para pagar despesas de campanhas eleitorais e comprar apoio político no Legislativo.

Até agora, o mensalão resultou em duas denúncias no Supremo Tribunal Federal (STF) – uma delas para tratar do chamado “valerioduto mineiro” – e numa investigação na Justiça Federal de Minas Gerais. Hoje (9) pela manhã, o delegado Luiz Flávio Zampronha disse que há apuração em outros estados, como São Paulo e Espírito Santo.

O delegado negou-se a informar quem seriam essas pessoas e se eram políticos. Mas o Congresso em Foco apurou que há o envolvimento até de ex-senadores no esquema, que teria ramificações também no Governo do Distrito Federal.

Zampronha destacou que a atuação de Marcos Valério abrangia todas as cores partidárias. “Ele prestava serviços ilícitos para vários partidos e pessoas. Nem tudo é petista, nem tudo é tucano”, afirmou o delegado, ao final de uma palestra no Seminário Internacional de Perícias em Crimes Financeiros, organizado por peritos da Polícia Federal em Brasília.

O delegado diz que os novos dados estão sendo enviados à Justiça. Mas Zampronha não sabe se isso deve gerar novas ações ou se somar aos processos em tramitação no Supremo e na Justiça Federal de Minas. “Quando você desmembra, acelera a tramitação, mas perde um conjunto. Isso porque não existe uma prova, mas um conjunto de provas”, avaliou.

Ao todo, segundo ele, o mensalão envolveu mil pessoas, mas apenas 55 foram denunciadas à Justiça até agora. Para os policiais federais, é compreensível a decisão do Ministério Público de não levar todos os casos ao Supremo, para que o andamento do processo não fique inviabilizado.

Contadores

Junto com outros dois peritos, Zampronha destacou o fato de que os contadores responsáveis pela escrituração fiscal de Marcos Valério ainda não foram devidamente responsabilizados. Durante a apuração, a PF encontrou 80 mil notas fiscais fraudulentas, algumas queimadas.

“Essas notas não eram para existir. Ele [o contador de Valério] sabia o que estava fazendo”, reclama um perito que participou do caso. “Foi um vexame aquilo”, reclamou. (Eduardo Militão)

LEIA TAMBÉM

Justiça deve julgar faltas éticas, diz Casagrande

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Deputados poderão ter reajustes na verba de gabinete

Seis cartões foram clonados em 2007, diz diretor do BB

Oposição quer ação de improbidade contra ministro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES