Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/4/2008 | Atualizado às 11:47
Uma semana após o início da ocupação do prédio da reitoria, o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, anunciou hoje (10) que se afastará do cargo por 60 dias. Apesar de comemorarem o afastamento, os estudantes ainda não decidiram se a manifestação continuará.
“Esta decisão foi tomada com o objetivo de assegurar os princípios constitucionais da eficiência, publicidade, moralidade, impessoalidade, legalidade e transparência na apuração dos fatos a mim imputados”, disse o reitor, em comunicado publicado na página da universidade na internet.
Na última terça-feira (8), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público no Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entraram com uma ação de improbidade administrativa contra o reitor da UnB e o decano de administração, Erico Paulo Weidle.
Os dois são acusados de utilizar dinheiro destinado ao financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento institucional da universidade para decorar o apartamento funcional ocupado pelo reitor. Segundo o MPDFT, R$ 470 mil foram utilizados na compra de móveis e utensílios domésticos.
Timothy alega que não participou da decisão e que o apartamento tinha objetivo de “receber autoridades” para “atividades de representação”. Ontem (9), em assembléia, os estudantes decidiram que fariam nova reunião para definir se a ocupação continuaria ou não caso o reitor se afastasse do cargo. (Edson Sardinha)
Veja a íntegra da nota divulgada pelo reitor:
“Na data de hoje, venho a público comunicar que decidi me afastar, pelo período de 60 dias, do cargo de Reitor da Universidade de Brasília.
Esta decisão foi tomada com o objetivo de assegurar os princípios constitucionais da eficiência, publicidade, moralidade, impessoalidade, legalidade e transparência na apuração dos fatos a mim imputados.
Assim, de acordo com a lei, neste período de afastamento assumirá o exercício do cargo de Reitor, o Vice-Reitor da Universidade de Brasília.
Brasília, 10 de abril de 2008
Timothy Martin Mulholland
Reitor da UnB”
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil