Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/3/2008 | Atualizado às 11:44
Após reunião com lideranças do governo, o PT decidiu concordar em deixar a presidência da CPI dos Cartões Corporativos com o PSDB, que já indicou a senadora Marisa Serrano (MS) para o cargo. O anúncio foi feito há pouco pelo líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE).
O PT agora ficará com a relatoria da comissão. Para assumir a função, o partido indicou o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). Além dele, também será titular da comissão o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Como suplentes, o PT indicou Nilson Mourão (AC) e Vignatti (SC).
Novela
O líder petista explicou que o PT havia concordado inicialmente em ficar com a relatoria caso a presidência da comissão fosse dada a um senador do PMDB. Quando houve o acordo entre o líder do governo no Senado e a oposição, no entanto, transferindo a indicação da presidência para o PSDB, Maurício Rands disse não ter sido consultado.
"O líder do governo, Romero Jucá [PMDB-RR], até me pediu desculpas e explicou que imaginava que como havíamos concordado em deixar a presidência com o Senado não haveria problemas", relatou.
Após reunião de bancada, o PT passou a defender que a presidência da CPI fosse compartilhada entre governo e oposição ou que o governo ficasse com a presidência e a oposição com a relatoria.
"Em uma CPI como essa, que trata do dia-a-dia, o relatório não traz grandes surpresas", argumentou.
Segundo ele, o medo era que a oposição fizesse um filtro imparcial das irregularidades encontradas. "Não queríamos que acontecesse como em outras CPIs que viraram palco de ataques à imagem do presidente Lula", alegou.
Por fim, Maurício Rands explicou que o PT acabou concordando em deixar a presidência da CPI com o PSDB para que a comissão fosse instalada de uma vez. "Não era uma posição intransigente do PT. A gente não conseguiu mudar a posição dos aliados, mas queria acabar com essa novela", afirmou ele.
Para o líder petista, com essa acordo é provável que a CPI seja instalada até o final desta semana. (Soraia Costa)
Atualizada às 11h18
Temas
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem