Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/11/2007 | Atualizado às 15:06
O presidente Lula sancionou hoje (13) a lei que reforma a gestão e as operações do Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FNDCT). A nova lei institui que o fundo deverá ser gerido por um conselho diretor composto por integrantes do Estado e da sociedade.
O Conselho terá como função estabelecer políticas, diretrizes e normas para a utilização dos recursos do FNDCT. O Fundo terá como fonte de receita dinheiro do orçamento, parcelas de royalties de petróleo e gás natural e um percentual da receita de empresas de energia elétrica e de informática, entre outras.
Esses recursos estão previstos para serem aplicados em pesquisas científicas, programas de transferência de tecnologia, projetos de capacitação de recursos humanos, intercâmbio científico, bem como implementação, manutenção e recuperação da infra-estrutura de pesquisas de ciência e tecnologia.
De acordo com o texto da lei, fica autorizada também a concessão de empréstimos para empresas, por meio da Finep. Além disso, a nova regra garante que recursos captados num determinado setor possam ser aplicados num setor diferente. A transversalidade viabiliza, por exemplo, o apoio a pesquisas e formação de profissionais em ciências básicas, como física, química e matemática. (Erich Decat)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil