Notícias

Senado sabatinará indicados de Lula ao STJ na próxima quarta

Alcolumbre definiu uma data depois de mais de um mês das indicações de Lula para três cadeiras do tribunal

18/10/2023
Publicidade
Expandir publicidade

Alcolumbre definiu uma data para as sabatinas depois de Pacheco determinar esforço concentrado do Senado na próxima semana Foto: Marcos Oliveira/Ag. Senado
O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), marcou para a próxima quarta-feira (25) a sabatina dos 3 indicados de Lula (PT) para o STJ (Superior Tribunal de Justiça). As sabatinas serão realizadas em conjunto, a partir das 9h da manhã. Segundo Alcolumbre, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou um "esforço concentrado" de senadores para a próxima semana. Pacheco teria exigido a presença física no Congresso. "Eu vou aproveitar o esforço concentrado determinado pelo presidente Rodrigo Pacheco e nós vamos fazer as sabatinas das três autoridades indicadas para o Superior Tribunal de Justiça que estão pendente de deliberação", disse Alcolumbre na sessão desta quarta-feira (18). Ainda segundo o congressista, é possível que o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da reforma tributária, apresente seu parecer no mesmo dia. Se assim for, a leitura do relatório da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) seria feita na parte da tarde da próxima quarta-feira (25). Braga teve reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante a manhã. Segundo o senador, a 1ª versão do texto pode ficar pronta até amanhã para o início das negociações formais com o governo e com as bancadas partidárias do Congresso.
INDICADOS PARA O STJ
O presidente Lula indicou em setembro os desembargadores José Afrânio Vilela, Teodoro Santos e a advogada Daniela Teixeira para as vagas no STJ. As indicações ficaram mais de um mês aguardando a liberação de sabatinas por Alcolumbre. A definição de uma data para análise veio antes da decisão de Lula sobre os próximos indicados que também devem ser analisados pela CCJ. O presidente ainda precisa definir os nomes que irá indicar para o STF (Supremo Tribunal Federal) e a para a PGR (Procuradoria-Geral da República). A cadeira do STF está vaga desde 29 de setembro, quando a ministra Rosa Weber se aposentou. Já o cargo da PGR é ocupado interinamente por Elizeta Ramos até uma decisão de Lula.
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos