Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/8/2007 | Atualizado às 11:30
Parlamentares do Psol fizeram um protesto hoje (30), em frente ao Conselho de Ética do Senado, exigindo o fim do voto secreto. Os deputados usaram faixas e bandeiras que diziam: "fim do voto secreto já" e "quero saber como meu representante vota". O deputado Ivan Valente (Psol-SP) afirmou que a votação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), provavelmente será com voto secreto.
Valente lembrou que em setembro faz um ano que foi aprovada em primeiro turno pela Câmara a PEC 349/01, que institui o voto aberto. "Na época da votação, com a pressão eleitoral, a aprovação foi unânime. Nós precisamos votar para saber quem é contra e quem é a favor", disse o deputado do Psol. Ele também destacou que o projeto está há seis meses na pauta de votação da Câmara e não é votado.
A decisão do Conselho de Ética, que define o futuro do presidente do Senado, deve começar com a disputa pela decisão de voto secreto ou aberto. Hoje (30) o julgamento será sobre as acusações de que Renan teria contas pessoais pagas por um lobista de uma empreiteira. Nos bastidores fala-se que, se a votação for aberta, o presidente do Senado perderia por cinco votos. Já, se for fechada, perderia por um voto de diferença. (Ana Paula Siqueira)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores