A bancada do DEM no Senado fará reunião hoje, ao meio dia, para decidir quem será o indicado pelo partido para assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A função ficou vaga após a morte do senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), que sofreu uma parada cardíaca no dia 20 de julho.
Até o momento, o nome mais cotado é o do senador e Marco Maciel (DEM-PE), mas também há rumores de que o senador Edison Lobão (DEM-MA) se candidatará à vaga. A decisão será tomada após votação da bancada.
Embora costume ser aceito sem maiores divergências, o nome indicado pelo DEM precisará ser aprovado pelos demais membros da comissão. A vaga da presidência está reservada ao partido por ser ele o segundo maior no Senado. Apesar de ter a maior bancada, o PMDB não pode ficar com a vaga, pois é a legenda do presidente da Casa.
Obstrução
Durante a reunião de hoje, o DEM também discutirá qual será a postura do partido com relação às novas denúncias apresentadas contra o senador
Renan Calheiros (PMDB-AL). Em discurso na tribuna, na tarde de ontem, o líder do partido, senador José Agripino (DEM-RN), sugeriu que a oposição poderá obstruir a pauta de votações caso Renan continue presidindo as sesões (
leia mais).
(Soraia Costa)