Folha de S. Paulo
Procurador-geral pede que Supremo investigue Renan
"Na principal derrota política de
Renan Calheiros (PMDB-AL) desde o início das investigações de que teria usado um lobista para pagar contas pessoais, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, pediu ontem ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de inquérito penal contra o presidente do Senado. O pedido de investigação, que decorre do fato de Renan ter foro privilegiado, vem dois meses após o Conselho de Ética do Senado abrir processo disciplinar para apurar se a conduta do senador resultou em quebra de decoro parlamentar".
Pedido ao STF agrava situação, dizem colegas
"Senadores afirmam que o pedido de abertura de inquérito feito pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, ao Supremo Tribunal Federal para investigar
Renan Calheiros (PMDB-AL) é um sinal do agravamento da situação do presidente da Casa".
OAB nacional recusa apoio ao Cansei, liderado por presidente de SP
"A OAB nacional (Ordem dos Advogados do Brasil) não vai apoiar o "Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros", o "Cansei", liderado oficialmente pelo presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso. Desta forma, o atual presidente nacional da entidade, Cezar Britto, não participará do ato promovido pelo "Cansei" no dia 17, quando se completa um mês do acidente com o avião da TAM".
Projeto da Câmara deixa brecha para troca-troca
"O projeto de fidelidade partidária que pode ser votado hoje pela Câmara dos Deputados mantém uma brecha de seis meses por legislatura para o troca-troca de políticos entre as legendas, além de contrariar recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral segundo a qual o mandato pertence ao partido, e não ao candidato".
Estado de S. Paulo
STF abre inquérito para investigar contas de Renan
"O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu ontem inquérito para investigar o presidente do Senado,
Renan Calheiros (PMDB-AL). O pedido havia sido apresentado pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza. O objetivo é apurar suspeitas de enriquecimento ilícito, uso de documento falso, prevaricação e crimes financeiros atribuídos a Renan. O procurador quer saber se o senador usou notas fiscais frias para justificar a origem dos recursos para pagamento de pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento".
Sócio do senador é acusado de fraudar licitações em Maceió
"Ildefonso Antônio Tito Uchôa Lopes, um dos supostos laranjas dos negócios do senador
Renan Calheiros (PMDB-AL) em Alagoas, foi acusado formalmente pelo Ministério Público Federal, em novembro do ano passado, por improbidade administrativa. Ele e outros ex-servidores da Delegacia Regional do Trabalho em Alagoas são apontados como responsáveis por um esquema de direcionamento de licitações, fraude em contratos e superfaturamento de preços no órgão".
Viúvo vai processar União por pilhagem
"O advogado Maurício Saraiva vai processar a União por causa do sumiço de pertences e documentos de sua mulher, Graça Rickli, morta no acidente com o Boeing da Gol, em 29 de setembro do ano passado, que matou 154 pessoas. Ele considera 'inaceitável' o fato de o celular de Graça ter sido negociado no mercado de telefones roubados do Rio, dez dias depois da tragédia. Culpa o governo, também, por permitir que os documentos da passageira caíssem nas mãos de falsários que financiaram um carro em nome dela, nove meses depois de sua morte".
CPI do Apagão Aéreo mira diretoria da Anac
"As CPIs do Apagão Aéreo do Senado e da Câmara decidiram transformar em alvo das suas investigações a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, principalmente, a diretora do órgão Denise Abreu. O relator da CPI do Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), disse que chamará Denise para depor; o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), da CPI da Câmara, também vai convocar a diretora da Anac. A mudança de foco foi provocada pelas acusações de favorecimento feitas contra Denise pelo ex-presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), José Carlos Pereira".
Arquivados recursos contra quatro deputados
"O Tribunal Superior Eleitoral mandou arquivar ontem 4 recursos em que o Ministério Público Eleitoral em São Paulo contestava a aprovação das prestações de contas de quatro deputados federais - Antonio Palocci (PT), Michel Temer (PMDB), Valdemar Costa Neto (PR) e João Carvalho (PDT). Todas as contas foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral".
Correio Braziliense
Até o STF decide investigar Renan
"Situação política do presidente do Congresso Nacional fica cada vez mais insustentável. Depois do cerco da oposição e até de aliados, as denúncias contra o senador alagoano chegam à mais alta corte de Justiça do país. A pedido do procurador-geral da República, o Supremo Tribunal Federal determinou a abertura de inquérito para apurar o caso. De início será investigada a suspeita de que
Renan Calheiros (E) usou notas frias para simular renda e negar a acusação de que teve despesas pessoais pagas por um lobista da empreiteira Mendes Júnior. A oposição ameaça obstruir votações se Renan não se afastar da presidência da Casa. “O Senado está com a credibilidade fraturada”, afirma o líder do DEM, José Agripino".
De fiscal à fiscalizada
"CPI vai apurar denúncia feita pelo ex-presidente da Infraero contra diretora da Anac, suspeita de ajudar amigo".
Território desconhecido
"Novo presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, admite não dominar a área, mas se diz 'confiante'"
Tudo para garantir a CPMF
"Governo estuda atrelar proposta que prorroga a cobrança do imposto sobre o cheque a outra que está na frente da fila para ser votada na Câmara. Com isso ganha tempo e evita prejuízo bilionário na arrecadação"
Briga entre tucanos pelo comando da Minoria
"Mais um incêndio no ninho tucano. Desta vez é uma disputa pela Liderança da Minoria, cuja indicação cabe ao PSDB. O líder da bancada, Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), indicou para o cargo o deputado Mendes Thame (PSDB-SP), ligado ao governador paulista José Serra (PSDB-SP), e enfrenta forte reação de outros parlamentares da bancada. O grupo ligado ao ex-governador Geraldo Alckmin, liderado pelos deputados José Aníbal e o Paulo Renato, acusa Pannunzio de decidir autocraticamente e exige uma reunião para discutir a indicação do novo líder da Minoria. O cargo era exercido pelo deputado Júlio Redecker (RS), uma das vítimas do acidente com o avião da TAM em Congonhas".
Jornal do Brasil
Renan entra na mira do Supremo
"O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, pediu, e o STF autorizou a abertura de inquérito para investigar o presidente do Senado,
Renan Calheiros. O senador tentou virar o jogo dizendo que a iniciativa foi idéia sua".
O Globo
STF também já investiga o presidente do Senado
"O processo que ameaça o mandato do presidente do Senado,
Renan Calheiros (PMDB-AL), chegou ontem ao Supremo Tribunal Federal. A pedido do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, a corte abriu inquérito para apurar a origem do dinheiro usado pelo lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior, no pagamento de despesas pessoais do senador".
Defesa quer multas por atrasos de vôos
"O ministro da Defesa, Nelson Jobim, estuda propor a elevação do valor das multas às companhias aéreas em caso de atraso de vôos".
TCU poderá acompanhar editais da Infraero