Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
6/8/2007 | Atualizado às 20:50
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, decidiu que a reforma definitiva na pista principal do aeroporto de Guarulhos será realizada a partir de março do próximo ano. A informação é da assessoria de imprensa do ministério.
Com a decisão, está afastada a alternativa de fazer uma reforma emergencial em Guarulhos. O aeroporto terá papel decisivo na nova engenharia aeronáutica brasileira após o desastre do Airbus da Tam no aeroporto de Congonhas.
Segundo estudos da Infraero, a obra de reforma em Guarulhos terá três etapas. O cronograma das obras dependerá de estudos finais da Infraero.
“Na primeira etapa, será reformado um terço da pista, em uma das cabeceiras, ficando o restante disponível para pousos e decolagens. Na segunda etapa, a parte concluída será reaberta e a obra passará a ser feita na outra cabeceira. A partir de março, será iniciada a fase final da obra, com a reforma do trecho central. Quando isso ocorrer, a pista deverá ser fechada, e os vôos que a utilizariam serão transferidos para o Aeroporto de Viracopos (Campinas)”, diz a assessoria da Defesa.
O ministério diz que os vôos de Guarulhos para Viracopos não poderão ser transferidos neste momento porque o aeroporto de Campinas precisa de ampliação, “principalmente em terminal de passageiros”. “Mas essa ampliação deverá estar concluída até março, sendo feita simultaneamente à reforma de Guarulhos”. (Rodolfo Torres)
Leia outras notícias publicadas hoje (6)
OAB entrará com ação contra diretoria da Anac
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu hoje (06) que ajuizará ação civil pública responsabilizando os dirigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) “pelo caos no setor aéreo enfrentado nos últimos meses pelo país”. De acordo com a OAB, os diretores não cumpriram a função para o qual foram nomeados: fiscalizar o setor aéreo brasileiro.
Contudo, a OAB não vai pedir o afastamento dos dirigentes por falta de conhecimento técnico elevado na área da aviação civil. Segundo o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, “o conselho resolveu que este viés não era o mais adequado, uma vez que as pessoas que hoje dirigem a Anac foram nomeadas pelo presidente da República, com o referendo e acolhimento legítimo de seus nomes pelo Senado Federal.”
Conselheiros da OAB serão designados nos próximos dias para estudar se a ação será civil pública por improbidade administrativa ou por nulidade de atos, além do seu alcance e para onde será dirigida.
“Caso a ação venha a ser aprovada com base nos termos que a OAB apresentar, os dirigentes da Anac podem ser responsabilizados e até mesmo serem afastados de seus cargos”, diz o site da ordem. (Rodolfo Torres)
Diretora da Anac processará ex-presidente da Infraero
A diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, afirmou hoje (6) que vai processar o ex-presidente da Infraero José Carlos Pereira por "acusações caluniosas".
O ex-presidente da Infraero acusou Denise Abreu de beneficiar amigos em um negócio milionário. (leia mais) Em entrevista ao jornal O Globo, Pereira disse que Denise tentou fazer com que a Anac patrocinasse a transferência do setor de cargas dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo e Viracopos, em Campinas (SP), para o aeroporto de Ribeirão Preto (SP), administrado por Carlos Ernesto Camargo, dono da Tead – Terminais Aduaneiros do Brasil.
Em nota, Denise declarou que é "impossível transferir operações de cargueiros para o aeroporto" e disse não ter nenhuma ligação com o empresário Carlos Ernesto Camargo. (Rodolfo Torres)
Leia também
Ministro defende diretoria da Anac
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores