Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/8/2007 | Atualizado às 13:00
Apesar de afirmar que não tinha conhecimento da crise aérea quando tomou posse como presidente da República em 2002, Lula escreveu um artigo em 7 de janeiro daquela ano com o título de "Morte anunciada do transporte aéreo". O texto, que criticava o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi publicado pelo jornal Gazeta Mercantil.
De acordo com reportagem de Eliane Cantanhêde, do jornal Folha de S. Paulo, diante da falência da Transbrasil, Lula propunha no seu artigo "refletir se vale a pena deixar as empresas brasileiras de aviação entregues a sua própria sorte ou se é interessante para o país ter uma aviação nacional competitiva".
Segundo as palavras do então presidente de honra do PT, "vale sim uma intervenção das autoridades competentes, não para presentear as empresas com o suado dinheiro dos contribuintes, mas para dar as condições macroeconômicas de sobrevivência e de competitividade, antes que elas sejam engolidas pelas grandes companhias estrangeiras".
Lula também considerou no artigo de 2002 que "a crise da aviação brasileira, que vem se arrastando há muitos anos, atinge um estágio terminal".
Metástase
Durante esta semana, Lula chegou a comentar com ministros e líderes políticos que a crise aérea se assemelha a um câncer. "É como um paciente que não soubesse a gravidade da doença e aí, quando vê, está com metástase no corpo todo", disse. (Rodolfo Torres)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores