Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Movimento Cansei causa divergências na OAB

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Movimento Cansei causa divergências na OAB

Congresso em Foco

3/8/2007 | Atualizado às 13:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Em resposta às críticas recebidas pela OAB do Rio de Janeiro, CUT e PT, a OAB-SP divulgou hoje nota afirmando que o Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, apelidado de Cansei, “não é uma manifestação político/partidária, mas sim um ato cívico de cidadania e de amor ao Brasil dentro dos limites previstos em um regime de democracia”.

De acordo com a OAB-SP, o objetivo do movimento é incentivar a população a demonstrar solidariedade e indignação frente aos problemas que assolam o Brasil. “A intenção do movimento não está ligada a qualquer ação, personagem ou partido político”. O governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, acrescentou que apenas “nos regimes autoritários não se respeitam manifestações contrárias” e que o Cansei é um movimento legítimo e democrático “de insatisfação em relação a determinadas ações de governo”.

Desde o seu lançamento, no dia 27 de julho, o Cansei recebe duras críticas do PT e da CUT, além de causar divergências entre a OAB de São Paulo e do Rio de Janeiro. O presidente da OAB-RJ afirma que “é, na verdade, um movimento localizado em São Paulo e apoiado pelas suas classes mais abastadas”, e de forma alguma admite o caráter nacional do Cansei, que a OAB-SP pretende dar ao movimento.

Rotulado pelos oponentes de “OAB tucana, oposição mascarada, Marcha da Família de 64, oportunismo da direita, e conspiração da elite branca de Campos do Jordão”, o Cansei pretende fazer um minuto de silêncio no dia 17 de agosto, quando a tragédia com o Airbus da Tam, que matou 199 pessoas completa um mês.

De acordo com a CUT, apesar do Movimento ser organizado pela OAB-SP, conta com o apoio de “entidades poderosas”, como a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). A Cut organiza o contra-ataque: o Cansamos. Mas ainda não se tem certeza se a estratégia terá fôlego para seguir adiante. Assista ao vídeo do Cansei. (Ana Paula Siqueira)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Leia as principais notícias dos jornais do país

Carta aberta ao presidente do Banco Central

TSE diz que partidos podem exigir mandatos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES