Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Waldir Pires formaliza entrega do cargo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Waldir Pires formaliza entrega do cargo

Congresso em Foco

25/7/2007 | Atualizado às 12:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em reunião com o presidente Lula, encerrada há pouco, Waldir Pires entregou o cargo de ministro da Defesa. O Planalto confirmou que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim assumirá a pasta ainda hoje. A posse está marcada para as 16h.

O novo ministro também se reuniu com Lula durante a manhã. Eles decidiram os termos gerais do discurso de posse de Jobim. O presidente quer uma cerimônia discreta, sem festa, em respeito à biografia de Waldir Pires, que deixa o governo desgastado após dez meses de crise aérea.

Nelson Jobim inicialmente negou o convite para assumir o ministério. Aceitou apenas ontem à noite, após Lula lhe garantir que terá liberdade para fazer as mudanças necessárias na cúpula aérea – entre elas, a demissão de José Carlos Pereira, presidente da Infraero.

A saída de Waldir Pires já era considerada certa desde a semana passada, quando um acidente com um Airbus da TAM cerca de 200 pessoas. Uma das possíveis causas da tragédia é a pista de Congonhas, entregue para uso sem estar preparada para operar em dias de chuva.

O baiano Francisco Waldir Pires de Sousa, 80 anos, era o mais idoso integrante do ministério de Lula. Notabilizou-se na política em seu estado como o principal adversário do ex-senador, recém-falecido, Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA). Bacharel em Direito, foi professor universitário, deputado estadual (1955/1958), deputado federal (1959/1962, 1999/2002), consultor-geral da República no governo João Goulart (1962/1964). Cassado e perseguido pela ditadura militar, exilou-se primeiramente no Uruguai e depois na França.

Com a restauração da democracia no país, tornou-se ministro da Previdência do governo José Sarney (1985/1986). Em 1986, elegeu-se governador da Bahia pelo PMDB. Também foi filiado ao PDT, e está no PT há quase dez anos. No primeiro governo Lula, foi controlador-geral da União. Assumiu o Ministério da Defesa em 31 de março de 2006. (Carol Ferrare)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Zuanazzi diz que legislação limita ações da Anac

Waldir Pires deixa o cargo e Jobim deve assumir Defesa

Pedido de Fruet só será votado por CPI após recesso

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES