Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/7/2007 | Atualizado às 12:24
Em reunião com o presidente Lula, encerrada há pouco, Waldir Pires entregou o cargo de ministro da Defesa. O Planalto confirmou que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim assumirá a pasta ainda hoje. A posse está marcada para as 16h.
O novo ministro também se reuniu com Lula durante a manhã. Eles decidiram os termos gerais do discurso de posse de Jobim. O presidente quer uma cerimônia discreta, sem festa, em respeito à biografia de Waldir Pires, que deixa o governo desgastado após dez meses de crise aérea.
Nelson Jobim inicialmente negou o convite para assumir o ministério. Aceitou apenas ontem à noite, após Lula lhe garantir que terá liberdade para fazer as mudanças necessárias na cúpula aérea – entre elas, a demissão de José Carlos Pereira, presidente da Infraero.
A saída de Waldir Pires já era considerada certa desde a semana passada, quando um acidente com um Airbus da TAM cerca de 200 pessoas. Uma das possíveis causas da tragédia é a pista de Congonhas, entregue para uso sem estar preparada para operar em dias de chuva.
O baiano Francisco Waldir Pires de Sousa, 80 anos, era o mais idoso integrante do ministério de Lula. Notabilizou-se na política em seu estado como o principal adversário do ex-senador, recém-falecido, Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA). Bacharel em Direito, foi professor universitário, deputado estadual (1955/1958), deputado federal (1959/1962, 1999/2002), consultor-geral da República no governo João Goulart (1962/1964). Cassado e perseguido pela ditadura militar, exilou-se primeiramente no Uruguai e depois na França.
Com a restauração da democracia no país, tornou-se ministro da Previdência do governo José Sarney (1985/1986). Em 1986, elegeu-se governador da Bahia pelo PMDB. Também foi filiado ao PDT, e está no PT há quase dez anos. No primeiro governo Lula, foi controlador-geral da União. Assumiu o Ministério da Defesa em 31 de março de 2006. (Carol Ferrare)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira