Renata CamargoPor quatro votos a três, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) liberou neste sábado (2) a candidatura de Weslian Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal. Weslian substituiu o ex-candidato Joaquim Roriz, que renunciou à candidatura por ter tido o registro de candidatura indeferido por causa da Lei da Ficha Limpa. A candidatura de Weslian, mulher de Joaquim Roriz, havido sido questionado pelo Ministério Público Eleitoral.A liberação da candidatura de Weslian foi decidida pelo presidente do TRE, desembargador João Mariosi. Diante de um empate, Mariosi se posicionou pela admissão do registro da candidata rorizista. O presidente entendeu que Roriz tinha o direito de renunciar e lançar a mulher em seu lugar. Em seu voto, Mariosi afirmou que a eleição deve ser definida pelo voto do povo. “A eleição se faz dessa maneira na livre escolha de seus representantes”, disse.O resultado do julgamento foi contrário ao parecer do relator, desembargador Luciano Vasconcelos, que se posicionou contra o registro de candidatura de Weslian. Vasconcelos acompanhou os argumentos do procurador regional eleitoral, Renato Brill, que entendeu que a substituição da candidatura de Roriz deveria ter sido feita até dez dias depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu a candidatura de Roriz pela Lei da Ficha Limpa. A decisão do TSE foi dada em 10 de agosto.
“Devem ser analisados os motivos determinantes da renúncia. Motivação de continuar no processo eleitoral através da mulher dele, pergunto: é legítimo? Essa renúncia atende a finalidade constitucional do princípio da moralidade?”, questionou Renato Brill durante o julgamento.
"Se a vida política está conturbada no Distrito Federal, é justamente pelos partidos políticos e seus candidatos, pelas conduções anti-éticas e imorais, não pelas instituições”, acrescentou Brill. Mesmo sem entrar com um novo recurso, o procurador questionou a legitimidade da decisão. “Que legitimidade é essa que a Justiça Eleitoral chancela a uma candidata laranja?”, disse.O show de Weslian no debate eleitoralVeja ainda:Candidatos que merecem sinal amarelo Ajude a limpar a política