Renata Camargo
O primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado pela Rede Bandeirantes, terminou madrugada adentro na rede de relacionamentos twitter. Depois do confronto de ideias, já depois da meia-noite, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Sampaio (PSOL) concederam entrevistas para jornalistas, várias transmitidas ao vivo por emissoras de rádio e televisão. Um pouco mais tarde, eles foram para a internet, comentar mais um pouco sobre o que eles mesmos disseram."O debate da Band foi uma oportunidade única até agora. Os brasileiros esperam pelo confronto de ideias na campanha. Seria bom ter mais", disse Serra. No debate, o tucano propôs uma nova rodada de discussão na semana que vem, com temas específicos.Marina Silva pediu aos leitores que comentassem o debate. "Nas minhas considerações finais, falei de um menino chamado Dado", acrescentou a verde, lembrando do garoto morador de uma favela para quem fez uma poesia. A candidata prometeu publicar a íntegra do poema declamado ainda nesta sexta-feira.A assessoria de Plínio comemorou o fato de o nome do candidato ter sido o mais comentado nos perfis de twitters brasileiros durante a realização do debate.Dilma e seus assesores não usaram o twitter, mas os auxiliares publicaram um texto no site oficial dizendo que ela venceu o debate.Torcida
Entre os políticos na torcida, o comentário virtual também vingou. Deputados, senadores, vices e assessorias trataram de firmar suas opiniões na rede.O senador Aloysio Mercadante (PT-SP), candidato do PT para o governo de São Paulo, disse que Dilma foi vencedora. “Se apresentou como uma candidata vitoriosa, como sucessora de um governo bem sucedido e muito superior ao anterior”, afirmou. “Assistimos a um debate de alto nível, com propostas, cujo divisor de águas foram os governos Lula e FHC, expressos em Dilma e Serra”, disse.
Refletindo a polaridade do debate entre tucanos e petistas e tirando proveito do nervosismo da candidata do PT, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) aproveitou a oportunidade para alfinetar Dilma: “Até na hora da despedida, Dilma precisou de cola.. O Brasil pode muito mais! É José Serra. Boa noite a todos!”.
O vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), concluiu que Serra venceu o debate e chamou a atenção para outro embate que estava ocorrendo: a visão da ambientalista Marina Silva e a posição de extrema-esquerda do candidato do Psol. “Plinio bate em Marina. Por quê?”, questionou Dias.
Em seu twitter, a assessoria de Plinio ia colocando durante o debate as intervenções do candidato. A equipe publicou essencialmente as considerações que o socialista fez em relação à candidata do PV. “Você é uma ecocapitalista. Desenvolvimento vai de encontro a preservação do meio ambiente”, disse Plinio. “Você procura conciliar tudo. Nem tudo pode ser conciliado. O Psol é contra a construção de Belo Monte”.
Fora do twitter, a equipe de Dilma preferiu consolidar a opinião petista sobre o debate em um texto intitulado “Confiança, conhecimento e sinceridade: vitória na estreia”. Nas palavras do presidente do PT, José Eduardo Dutra, o partido afirma que Dilma “respondeu com elegância e profundidade às perguntas dos adversários” e mostrou que está “mais preparada para fazer o Brasil continuar avançando”.