Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Presidente da Câmara do DF fica inelegível

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Presidente da Câmara do DF fica inelegível

Congresso em Foco

27/7/2010 17:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37712" align="alignleft" width="300" caption="Presidente da Câmara Legislativa do DF fora da eleição: TRE considerou Wilson Lima inelegível"]Presidente da Câmara Legislativa do DF fora da eleição: TRE considerou Wilson Lima inelegível[/caption]

Mário Coelho

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) negou nesta terça-feira (27) o registro de candidatura ao presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR). Ele, que tentava a reeleição, teve a inscrição contestada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-DF) por não ter se descompatibilizado do cargo no tempo certo. Cabe recurso da decisão unânime - seis a zero - do TRE-DF.

Entenda como impugnações serão julgadas

Com a prisão do então governador José Roberto Arruda e a renúncia do vice Paulo Octávio por conta da Operação Caixa de Pandora, Lima assumiu o governo do DF em 24 de fevereiro por ser o segundo na linha de sucessão do governo do DF. Ficou no cargo até a eleição indireta de Rogério Rosso (PMDB), que venceu a disputa em 17 de abril. O deputado distrital também concorreu no pleito, mas não conseguiu superar os acordos feitos pelo peemedebista.

Para o promotor eleitoral do DF, Renato Brill de Góes, ele deveria ter saído do cargo até 5 de abril.. O relator do caso, juiz Luciano Vasconcellos, concordou no voto. Ele disse que a Constituição prevê que, para concorrerem a outros cargos, o presidente da República, os governadores e os prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

"Qual a finalidade da norma?", questionou o relator, de acordo com o TRE-DF. "É trazer para as eleições igualdade e equilíbrio. Quem ocupa o cargo (de governador) terá vantagens", respondeu Vasconcellos, para quem o instituto da desincompatibilização assegura a igualdade na disputa. O julgamento da ação de impugnação de registro de candidatura começou ontem (26), mas foi interrompido pelo pedido de vista do juiz Raul Sabóia. Ele trouxe o caso hoje ao plenário, e acompanhou o resto dos colegas para negar o registro a Wilson Lima.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Uma eleição sem debate

Leve o Congresso em Foco para dentro do seu blog

TRE do Maranhão contraria TSE e livra filho de Sarney

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DO CONSUMIDOR

Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos

2

CPMI DO INSS

Presidente da Confederação de Pescadores é preso na CPMI do INSS

3

SENADO FEDERAL

Fabiano Contarato será o presidente da CPI do Crime Organizado

4

INTERNACIONAL

Presidente do México sofre assédio sexual durante evento público

5

Economia

Ao vivo: Plenário do Senado vota isenção do IR até R$ 5 mil

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES