Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Procuradora denuncia Serra por propaganda antecipada

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Procuradora denuncia Serra por propaganda antecipada

Congresso em Foco

18/6/2010 12:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Edson Sardinha

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, é alvo de uma nova representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, entrou com representação contra o tucano, a pedido do PT, por entender que o PSDB transformou o horário reservado às inserções partidárias em propaganda político-partidária fora de época. A propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 5 de julho. A procuradora eleitoral pede a pena máxima, multa de R$ 25 mil.

Segundo Sandra, o PSDB usou o espaço na TV para destacar as obras e realizações do ex-governador de São Paulo em vez de divulgar a posição do partido ou difundir os programas partidários. O tucano virou alvo de outras quatro representações por propaganda eleitoral antecipada somente esta semana. 

"Resta claro que o candidato ressalta a sua trajetória política e, gradativamente, o seu mérito na conquista de benefícios assistenciais, previdenciários e de saúde, deixando implícito que, no exercício da Presidência da República, fará muito mais", sustenta a vice-procuradora-geral eleitoral, ao analisar as inserções partidárias veiculadas nos dias 24, 26 e 31 de março.

Nas inserções analisadas, Serra destaca suas realizações nas áreas de saúde, seguro-desemprego, programas sociais e as obras que fez para melhoria e expansão do metrô na capital paulista.

"Conclui a propaganda que seria José Serra - e não outro - o nome com experiência e vontade para assumir a direção do país pelos próximos 4 anos. Por outro lado, verifica-se que, ao longo dos trinta segundos de duração das inserções publicitárias, o nome do PSDB somente é citado quando a propaganda se encaminha para o final, o que evidencia demasiado destaque da pessoa de José Serra que, ao narrar os vídeos, difunde a sua candidatura", ressalta a procuradora eleitoral (veja a íntegra da denúncia).

No último dia 15, o TSE multou o partido por causa de comentários publicados num site sob seu comando. Ainda cabe recurso ao plenário.

Ontem, o programa partidário do PSDB na TV foi reservado ao candidato do partido à Presidência da República. Nenhum outro político tucano foi mostrado no programa. Além de exibir seu currículo, o ex-governador defendeu a ampliação do Bolsa Família e o investimento no ensino técnico.

Leia ainda:

TSE nega multa a Lula e Dilma por propaganda antecipada

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

STF pede explicações à Câmara sobre pré-sal

Nos jornais: Ficha limpa ameaça candidatura de ex-governadores

Os destaques da imprensa de Brasília

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES