Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/11/2009 21:03
Lúcio Lambranho
O deputado José Genoino (PT-SP) apresentou nesta quarta-feira (18) um documento oficial da Força Aérea dos Estados Unidos contendo detalhes sobre a construção das bases militares norte-americanas na Colômbia. Segundo o deputado do PT, o projeto revela que o governo Obama tem intenção de intervir na região usando o país andino como base para operações militares e de trabalhos secretos dos serviços de inteligência.
O texto do documento tem como base o Orçamento de Defesa dos Estados Unidos para 2010 e classifica a construção das bases como uma oportunidade para conduzir "operações militares de amplo espectro" na América do Sul.
No documento, a região é chamada de "sub-região crítica", onde a "segurança e a estabilidade estão permanentemente ameaçadas pelo narcotráfico patrocinado por insurgências terroristas, governos anti-Estados Unidos, pobreza endêmica e desastres naturais recorrentes".
"Esse documento é uma espécie de réu-confesso da política norte americana para influir, intervir, pressionar na América do Sul, tendo como alvo o combate aos movimentos sociais e aos governos progressistas conceituados aqui como anti-Estados Unidos, especificamente a Venezuela, Bolívia e Equador", afirma Genoino, que apresentou o documento durante seu discurso no plenário da Câmara.
O deputado também afirma que o país deve pedir explicações formais do governo Obama sobre as reais intenções do país na região. Genoino promete debater o documento com a Comissão de Relações Exteriores da Câmara e levar o assunto ao conhecimento do ministro da Defesa, Nelson Jobim. "Oque fica claro é que o presidente Obama virou refén do sistema norte-americano de Defesa dos tempos da Guerra Fria", completa o deputado do PT.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil