Notícias

Oposição consegue assinaturas para CPI do MST

9/10/2009
Publicidade
Expandir publicidade

Mário Coelho

A oposição na Câmara conseguiu nesta sexta-feira (9) número suficiente de assinaturas para protocolocar a criação da CPI mista do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), responsável pela coleta de apoio na Câmara, afirmou pela manhã que conseguiu o apoio de 172 deputados, um a mais que o mínimo necessário.

"Vamos investigar os repasses de 10, 20, 30, 120 milhões para o MST", afirmou o parlamentar, referindo aos repasses financeiros feitos pelo governo ao movimento. Onyx disse que vai se reunir na próxima semana com a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que coletou 34 assinaturas no Senado, para discutir os próximos passos. A maior probabilidade é que o requerimento seja apresentado entre segunda e terça-feira.

O atual pedido de CPI pretende analisar denúncias publicadas pela revista Veja e pelo jornal O Estado de S.Paulo sobre o financiamento público do MST, que usaria os recursos para a ocupação de terras e prédios públicos. No fim de setembro, a comissão chegou a ser protocolada, mas por conta da retirada de assinaturas de parlamentares da base, acabou arquivada.O novo pedido de CPI foi impulsionado esta semana depois que membros do MST destruíram cerca de sete mil pés de laranja em fazenda considerada produtiva em Borebi (SP). Leia mais:MST acusa empresa de utilização irregular em SP Senadores condenam ação do MST em fazenda produtivaSenadores ligados a movimentos sociais criticam ação do MST

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos