Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/3/2009 16:51
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 80% das empresas brasileiras foram afetadas pela atual crise financeira internacional.
O levantamento, feito com 431 empresários, também aponta que a maioria das indústrias considera que o impacto da crise aumentou no primeiro semestre de 2009 quando comparado aos últimos três meses do ano passado.
Para 17% dos entrevistados, os efeitos da crise sobre as próprias empresas aumentaram muito. Já 38% destacaram que os impactos sobre as empresas aumentaram. “Com relação aos efeitos da crise sobre a economia brasileira, 58% responderam que houve aumento; 21% que aumentaram muito no primeiro trimestre de 2009 ante o último trimestre do ano passado.”
A maioria dos empresários (54%) respondeu que demitiram empregados ou suspenderam serviços terceirizados em virtude da crise. Por sua vez, 53% admitiram que suspenderam contratações planejadas. Outros 32% concederam férias coletivas, enquanto que 27% adotaram banco de horas.
“Sobre a possibilidade de adoção de outras ações para conter os efeitos da crise, 36% das que informaram que vão adotar alguma precaução responderam que vão demitir empregados ou suspender serviços terceirizados. Outros 24% disseram que vão diminuir a jornada de trabalho e os salários e 22% responderam que vão suspender contratações planejadas”, afirma o levantamento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 10 deste mês. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira