Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/2/2009 | Atualizado às 21:19
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello arquivou hoje (16) inquéritos contra o ministro dos Transportes e senador licenciado Alfredo Nascimento (PR-AM), e os deputados Jader Barbalho (PMDB-PA) e Márcio Junqueira (DEM-RR). O magistrado atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que disse não haver indícios da participação dos parlamentares nos fatos apurados.
Na Petição 4224, O Ministério Público Federal investigava a suposta prática de crime de responsabilidade de Nascimento, quando foi prefeito de Manaus (AM). De acordo com a denúncia inicial, o ministro dos Transportes teria deixado de pagar precatórios, desrespeitando ordem judicial. Agora, o MPF diz que "não encontrou indícios de atuação dolosa e deliberada do então prefeito".
Já Barbalho era investigado por peculato. O inquérito foi iniciado, segundo o MPF, com o objetivo de apurar o desvio de recursos públicos, vindos de uma emenda feita pelo deputado ao Orçamento, no valor de R$ 1,5 milhão. As investigações mostraram que a emenda não chegou sequer a ser executada.
A Petição 4308 investigava o fato de Márcio Junqueira ter entrado na área indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, sem autorização, e feito ameaça aos líderes da comunidade. De acordo com o MPF, não existe lei que proíba a entrada sem autorização em terras indígenas. Também não ficou configurada a prática do delito de abuso de autoridade. (Mário Coelho)
Atualizada às 21h20
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira