Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/11/2008 | Atualizado às 7:20
Entidades que apóiam a terceira edição do Prêmio Congresso em Foco são unânimes em torno de uma questão: a premiação, a única do gênero no país em veículo de internet, é uma prova de que a democracia, por meio da imprensa livre, é reforçada quando a sociedade está devidamente informada sobre as questões da política nacional.
“Mais do que uma mera fiscalização do trabalho dos parlamentares, o prêmio é um estímulo ao exercício da democracia e ao aperfeiçoamento do Estado de direito”, disse à reportagem o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mattos. “Por isso, os magistrados federais vêem com entusiasmo essa iniciativa, que é o reconhecimento daqueles que se empenham no exercício de suas funções e na elaboração de regras destinadas ao desenvolvimento econômico, social e político do Brasil.”
O juiz federal diz que a Ajufe compreende a força da internet no papel de estabelecer, de forma abrangente e ágil, a comunicação com a opinião pública, bem como para medir a satisfação do eleitor. “A internet é o veículo de comunicação do século 21. Hoje, ela é a forma mais democrática e rápida de se alcançar a opinião popular e interagir com os eleitores para saber de sua satisfação com os políticos eleitos."
Segundo Mattos, o grande número de votantes desta terceira edição reforça a “relevância” do site, e é motivo de orgulho para parlamentares. No total, desde o dia 22 de setembro, foram computados 1.225.911 votos. Ou seja: cinco vezes mais que os 241.750 votos registrados na edição do ano passado. “Isso aumenta a relevância do Prêmio Congresso em Foco, que é recebido pelos parlamentares escolhidos com muito orgulho e entregue pelos promotores e apoiadores com muita satisfação.”
Fortalecimento da democratização
Para o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antônio Carlos Bigonha, a iniciativa do Congresso em Foco vai ao encontro dos propósitos republicanos e tem identificação imediata com o trabalho da entidade.
“Não poderíamos deixar de apoiar uma iniciativa como essa, porque consideramos que o Parlamento é a maior instituição da democracia. A ANPR se interessa por qualquer processo de interlocução do Parlamento com a sociedade”, disse Bigonha, para quem o Prêmio fortalece a atividade parlamentar perante a sociedade. “Quanto mais forte é o Congresso, mais forte é a democracia.”
Bigonha destacou algumas questões suscitadas pela repercussão do Prêmio junto ao leitor. “O primeiro ponto é prestígio do Congresso em Foco como veículo da maior credibilidade hoje, na cobertura do dia-a-dia do Parlamento. A segunda é que a sociedade está a cada dia mais atenta ao que acontece no Congresso”, opinou o presidente da ANPR, acrescentando que o Prêmio faz crescer o interesse do cidadão comum a respeito do desempenho dos congressistas no exercício do mandato.
“A redemocratização do país é um processo crescente, e ela só ocorreu com a democratização dos veículos”, concluiu Bigonha, dizendo que o grande número de votos “traduz uma aspiração” da sociedade por mudanças que tragam benefícios para o país.
“Boas ações”
O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Magno Mello, ressaltou o trabalho do Congresso em Foco
Temas
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem