Notícias

Premiação reforça a democracia, dizem entidades

27/11/2008
Publicidade
Expandir publicidade

Fábio Góis

 

Entidades que apóiam a terceira edição do Prêmio Congresso em Foco são unânimes em torno de uma questão: a premiação, a única do gênero no país em veículo de internet, é uma prova de que a democracia, por meio da imprensa livre, é reforçada quando a sociedade está devidamente informada sobre as questões da política nacional.

 

“Mais do que uma mera fiscalização do trabalho dos parlamentares, o prêmio é um estímulo ao exercício da democracia e ao aperfeiçoamento do Estado de direito”, disse à reportagem o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mattos. “Por isso, os magistrados federais vêem com entusiasmo essa iniciativa, que é o reconhecimento daqueles que se empenham no exercício de suas funções e na elaboração de regras destinadas ao desenvolvimento econômico, social e político do Brasil.”

 

O juiz federal diz que a Ajufe compreende a força da internet no papel de estabelecer, de forma abrangente e ágil, a comunicação com a opinião pública, bem como para medir a satisfação do eleitor. “A internet é o veículo de comunicação do século 21. Hoje, ela é a forma mais democrática e rápida de se alcançar a opinião popular e interagir com os eleitores para saber de sua satisfação com os políticos eleitos."

 

Segundo Mattos, o grande número de votantes desta terceira edição reforça a “relevância” do site, e é motivo de orgulho para parlamentares. No total, desde o dia 22 de setembro, foram computados 1.225.911 votos. Ou seja: cinco vezes mais que os 241.750 votos registrados na edição do ano passado. “Isso aumenta a relevância do Prêmio Congresso em Foco, que é recebido pelos parlamentares escolhidos com muito orgulho e entregue pelos promotores e apoiadores com muita satisfação.”

 

Fortalecimento da democratização

 

Para o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antônio Carlos Bigonha, a iniciativa do Congresso em Foco vai ao encontro dos propósitos republicanos e tem identificação imediata com o trabalho da entidade.

 

“Não poderíamos deixar de apoiar uma iniciativa como essa, porque consideramos que o Parlamento é a maior instituição da democracia. A ANPR se interessa por qualquer processo de interlocução do Parlamento com a sociedade”, disse Bigonha, para quem o Prêmio fortalece a atividade parlamentar perante a sociedade. “Quanto mais forte é o Congresso, mais forte é a democracia.”

 

Bigonha destacou algumas questões suscitadas pela repercussão do Prêmio junto ao leitor. “O primeiro ponto é prestígio do Congresso em Foco como veículo da maior credibilidade hoje, na cobertura do dia-a-dia do Parlamento. A segunda é que a sociedade está a cada dia mais atenta ao que acontece no Congresso”, opinou o presidente da ANPR, acrescentando que o Prêmio faz crescer o interesse do cidadão comum a respeito do desempenho dos congressistas no exercício do mandato.

 

“A redemocratização do país é um processo crescente, e ela só ocorreu com a democratização dos veículos”, concluiu Bigonha, dizendo que o grande número de votos “traduz uma aspiração” da sociedade por mudanças que tragam benefícios para o país.

 

“Boas ações”

 

O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Magno Mello, ressaltou o trabalho do Congresso em Foco

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos