O presidente e Lula e seus ministros palacianos estudaram como contornar os efeitos das disputas dentro da base como resultado das eleições municipais. O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, apresentou um mapa com todas as posições dos candidatos do governo no segundo turno.
“O grande problema é que temos companheiros nossos disputando prefeituras entre si”, avaliou ele, no final da tarde de ontem (21). “Você tem os números e os efeitos. Estamos cuidando dos efeitos. Por mim, algumas eleições dariam empate”, disse Múcio.
A reunião do presidente Lula com prefeitos eleitos não vai mais acontecer logo depois do segundo turno. Ficou acertado que o encontro será só em janeiro, depois da posse dos eleitos.
Na reunião da coordenação política, o tema da crise ficou para depois. Na tarde e na noite de ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meireles, prestaram esclarecimentos ao plenário da Câmara (
leia mais).
Segundo Múcio, eles devem conversar depois com o presidente sobre a economia brasileira e internacional. (Eduardo Militão)