Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/6/2008 | Atualizado às 12:01
O Presidente Lula chegou na manhã de hoje (27) em Caracas onde discutirá com o anfitrião, o Presidente venezuelano Hugo Chávez, os avanços alcançados pela cooperação energética, fronteiriça, industrial, agrícola e educacional discutida em março deste ano, na última reunião bilateral.
Quanto à questão energética estará em pauta a analise do andamento das negociações entre a Petrobras e PDSA. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), deverão ser assinados atos bilaterais como objetivo de facilitar a comercialização de energia entre os dois países.
Lula e Chávez também discutirão a criação de uma Área de Controle Integrado (ACI), que deverá ser instituída para facilitar o trânsito de pessoas e mercadorias na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.
Outro item que faz parte da pauta do encontro é a cooperação técnica industrial. Na ocasião, serão avaliados os projetos desenvolvidos na Venezuela pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Ministério de Indústrias Leves e Comércio da Venezuela (MILCO), que deverão firmar novo Termo de Cooperação.
Na área da agricultura, o foco principal é a ação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) na Venezuela. Com escritório aberto em Caracas desde março deste ano, a instituição vem desenvolvendo atividades in loco no intuito de tornar os venezuelanos auto-suficientes na produção da soja.
O presidente Lula deve retornar na tarde de hoje (27) para o Brasil. (Erich Decat)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil