Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/6/2008 | Atualizado às 12:01
O Presidente Lula chegou na manhã de hoje (27) em Caracas onde discutirá com o anfitrião, o Presidente venezuelano Hugo Chávez, os avanços alcançados pela cooperação energética, fronteiriça, industrial, agrícola e educacional discutida em março deste ano, na última reunião bilateral.
Quanto à questão energética estará em pauta a analise do andamento das negociações entre a Petrobras e PDSA. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), deverão ser assinados atos bilaterais como objetivo de facilitar a comercialização de energia entre os dois países.
Lula e Chávez também discutirão a criação de uma Área de Controle Integrado (ACI), que deverá ser instituída para facilitar o trânsito de pessoas e mercadorias na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.
Outro item que faz parte da pauta do encontro é a cooperação técnica industrial. Na ocasião, serão avaliados os projetos desenvolvidos na Venezuela pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Ministério de Indústrias Leves e Comércio da Venezuela (MILCO), que deverão firmar novo Termo de Cooperação.
Na área da agricultura, o foco principal é a ação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) na Venezuela. Com escritório aberto em Caracas desde março deste ano, a instituição vem desenvolvendo atividades in loco no intuito de tornar os venezuelanos auto-suficientes na produção da soja.
O presidente Lula deve retornar na tarde de hoje (27) para o Brasil. (Erich Decat)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores