Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/6/2008 8:29
Em nota oficial, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que o partido perdeu parte de sua história com a morte ontem (24) da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
“D. Ruth foi uma figura luminosa e será sempre para nós o norte, o rumo e o caminho para a construção de um Brasil para todos os brasileiros”, destacou Guerra (veja abaixo a íntegra da nota) ao lembrar da atuação da ex-primeira-dama à frente do programa social Comunidade Solidária.
Em sinal de luto, o PSDB cancelou a sessão solene que seria realizada hoje no Congresso para comemorar os 20 anos do partido. A festa deve ser substituída por discursos em homenagem à ex-primeira-dama.
O corpo de Ruth Cardoso será velado das 11h às 21h de hoje (25) na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes – Estação da Luz), na capital paulista, informou a assessoria do Instituto Fernando Henrique Cardoso. O enterro deve ser realizado amanhã (26), a partir das 10h, no Cemitério da Consolação.
Ruth Cardoso, que faria 78 anos em setembro, morreu ontem à noite em sua residência, na capital paulista, em decorrência de um infarto fulminante. Antropóloga, autora de vários livros, foi professora da Universidade de São Paulo (USP) e também lecionou fora do país, no Chile e nos Estados Unidos.
Casada há 56 anos com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com quem teve três filhos, Dona Ruth esteve internada por cinco dias, na semana passada, no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Ela se queixava de dores nos músculos do coração por insuficiência de circulação sangüínea (angina). Os médicos atribuíram a morte a uma "arritmia grave decorrente da doença coronariana". (Edson Sardinha)
Leia a íntegra da nota do presidente do PSDB:
“Nota oficial:
O PSDB perdeu hoje uma parte de sua história no momento em que comemorava os 20 anos de sua fundação. Os brasileiros ficaram sem a presença de uma mulher generosa, forte e combativa, que sempre sonhou com um país mais solidário, rico e justo.
Morreu D. Ruth Cardoso, fundadora do nosso partido, mulher de nosso presidente de honra, Fernando Henrique Cardoso, e, que durante oito anos, esteve à frente do Comunidade Solidária, onde iniciou, de forma consistente e criativa, o resgate da imensa dívida social que cinco séculos de atraso e abandono nos deixaram.
D. Ruth foi uma figura luminosa e será sempre para nós o norte, o rumo e o caminho para a construção de um Brasil para todos os brasileiros.
O PSDB está hoje de luto e suspende o ato que, amanhã, 25 de junho, iria comemorar os 20 anos de sua fundação e dos seus compromissos com o Brasil, no plenário do Senado Federal."
Brasília, 24 de junho de 2008
Sérgio Guerra
Presidente Nacional do PSDB”
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças