Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/6/2008 8:29
Em nota oficial, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que o partido perdeu parte de sua história com a morte ontem (24) da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
“D. Ruth foi uma figura luminosa e será sempre para nós o norte, o rumo e o caminho para a construção de um Brasil para todos os brasileiros”, destacou Guerra (veja abaixo a íntegra da nota) ao lembrar da atuação da ex-primeira-dama à frente do programa social Comunidade Solidária.
Em sinal de luto, o PSDB cancelou a sessão solene que seria realizada hoje no Congresso para comemorar os 20 anos do partido. A festa deve ser substituída por discursos em homenagem à ex-primeira-dama.
O corpo de Ruth Cardoso será velado das 11h às 21h de hoje (25) na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes – Estação da Luz), na capital paulista, informou a assessoria do Instituto Fernando Henrique Cardoso. O enterro deve ser realizado amanhã (26), a partir das 10h, no Cemitério da Consolação.
Ruth Cardoso, que faria 78 anos em setembro, morreu ontem à noite em sua residência, na capital paulista, em decorrência de um infarto fulminante. Antropóloga, autora de vários livros, foi professora da Universidade de São Paulo (USP) e também lecionou fora do país, no Chile e nos Estados Unidos.
Casada há 56 anos com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com quem teve três filhos, Dona Ruth esteve internada por cinco dias, na semana passada, no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Ela se queixava de dores nos músculos do coração por insuficiência de circulação sangüínea (angina). Os médicos atribuíram a morte a uma "arritmia grave decorrente da doença coronariana". (Edson Sardinha)
Leia a íntegra da nota do presidente do PSDB:
“Nota oficial:
O PSDB perdeu hoje uma parte de sua história no momento em que comemorava os 20 anos de sua fundação. Os brasileiros ficaram sem a presença de uma mulher generosa, forte e combativa, que sempre sonhou com um país mais solidário, rico e justo.
Morreu D. Ruth Cardoso, fundadora do nosso partido, mulher de nosso presidente de honra, Fernando Henrique Cardoso, e, que durante oito anos, esteve à frente do Comunidade Solidária, onde iniciou, de forma consistente e criativa, o resgate da imensa dívida social que cinco séculos de atraso e abandono nos deixaram.
D. Ruth foi uma figura luminosa e será sempre para nós o norte, o rumo e o caminho para a construção de um Brasil para todos os brasileiros.
O PSDB está hoje de luto e suspende o ato que, amanhã, 25 de junho, iria comemorar os 20 anos de sua fundação e dos seus compromissos com o Brasil, no plenário do Senado Federal."
Brasília, 24 de junho de 2008
Sérgio Guerra
Presidente Nacional do PSDB”
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores