Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/5/2008 | Atualizado às 16:29
O secretário de Meio-Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, será o novo ministro do Meio-Ambiente. Ele substituirá a ministra demissionária Marina Silva, que ontem entregou carta de demissão ao presidente Lula. (leia mais)
O Congresso em Foco confirmou há pouco com a assessoria de imprensa de Carlos Minc, na secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, que o convite foi mesmo feito pelo presidente Lula e prontamente aceito por Minc. De acordo com a assessoria, o governador do Rio, Sérgio Cabral, "viu com bons olhos" o convite feito pelo presidente, e que Minc ainda não conseguiu falar direito com Lula.
Minc chegou a negar, hoje pela manhã, que assumiria a pasta. Ele está em Paris, em viagem oficial. No entanto, ele teria recebido dois telefonemas do próprio presidente Lula para assumir o cargo e decidiu aceitar a proposta do petista, depois de consultar Cabral.
O ex-governador do Acre Jorge Viana (PT) era um dos cotados para assumir o cargo. Ele teve um encontro na manhã de hoje (13) com o presidente Lula e chegou a ir á casa da ex-ministra Marina Silva. “Conversei com ele como presidente e como amigo”, disse Jorge Viana ao sair do gabinete do seu irmão, o senador Tião Viana (PT-AC). Em entrevista concedida há pouco no Palácio do Itamaraty, Lula negou ter falado com o ex-governador sobre o assunto ou ter feito o convite para o Ministério.
De Paris, Minc disse nesta manhã que foi orientado pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), a não aceitar um eventual convite do presidente Lula. "Não conversei com o Lula, não conversei com a Marina e, com o Sérgio Cabral, eu disse que a Marina tinha emitido uma carta e a única coisa que ele me falou é o seguinte: 'o Lula vai te ligar, você me promete, de pés juntos, que você não vai para Brasília'. E eu prometi de pés juntos para ele que eu não vou para Brasília. É essa a posição", disse em entrevista à Globonews.
Carlos Minc Minc está no sexto mandato como deputado estadual, é professor-adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participou da resistência armada à ditadura militar. O novo ministro também é escritor e é doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris. (Rodolfo Torres e Fábio Góis)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil