Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Carlos Minc será o novo ministro do Meio Ambiente

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Carlos Minc será o novo ministro do Meio Ambiente

Congresso em Foco

14/5/2008 | Atualizado às 16:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O secretário de Meio-Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, será o novo ministro do Meio-Ambiente. Ele substituirá a ministra demissionária Marina Silva, que ontem entregou carta de demissão ao presidente Lula. (leia mais)

O Congresso em Foco confirmou há pouco com a assessoria de imprensa de Carlos Minc, na secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, que o convite foi mesmo feito pelo presidente Lula e prontamente aceito por Minc. De acordo com a assessoria, o governador do Rio, Sérgio Cabral, "viu com bons olhos" o convite feito pelo presidente, e que Minc ainda não conseguiu falar direito com Lula. 

Minc chegou a negar, hoje pela manhã, que assumiria a pasta. Ele está em Paris, em viagem oficial. No entanto, ele teria recebido dois telefonemas do próprio presidente Lula para assumir o cargo e decidiu aceitar a proposta do petista, depois de consultar Cabral.

O ex-governador do Acre Jorge Viana (PT) era um dos cotados para assumir o cargo. Ele teve um encontro na manhã de hoje (13) com o presidente Lula e chegou a ir á casa da ex-ministra Marina Silva. “Conversei com ele como presidente e como amigo”, disse Jorge Viana ao sair do gabinete do seu irmão, o senador Tião Viana (PT-AC). Em entrevista concedida há pouco no Palácio do Itamaraty, Lula negou ter falado com o ex-governador sobre o assunto ou ter feito o convite para o Ministério. 

De Paris, Minc disse nesta manhã que foi orientado pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), a não aceitar um eventual convite do presidente Lula. "Não conversei com o Lula, não conversei com a Marina e, com o Sérgio Cabral, eu disse que a Marina tinha emitido uma carta e a única coisa que ele me falou é o seguinte: 'o Lula vai te ligar, você me promete, de pés juntos, que você não vai para Brasília'. E eu prometi de pés juntos para ele que eu não vou para Brasília. É essa a posição", disse em entrevista à Globonews.

Carlos Minc Minc está no sexto mandato como deputado estadual, é professor-adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participou da resistência armada à ditadura militar. O novo ministro também é escritor e é doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris. (Rodolfo Torres e Fábio Góis)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Paulinho entrega defesa e pede arquivamento

Laudo da Funai é "fraude", diz líder do PR

CCJ aprova divulgação de candidatos-réus em eleições

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES