Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Acusado de ser laranja de Renan promete defesa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Acusado de ser laranja de Renan promete defesa

Congresso em Foco

7/11/2007 | Atualizado às 17:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Personagem-chave no processo em que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) é acusado de utilizar laranjas na compra de veículos de comunicação em Alagoas, o empresário Tito Uchôa disse hoje (7) ao Congresso em Foco que entregará até o fim da semana a sua defesa ao relator do caso, Jefferson Péres (PDT-AM).

Jefferson encaminhou, na última quarta-feira (31), 19 perguntas ao empresário sobre suas relações e eventuais transações financeiras com Renan. “Irei responder a todas as questões o mais rápido possível. Acredito que ainda nesta semana”, declarou. Tito se negou a adiantar à reportagem o que responderá a Jefferson, alegando que temia ser mal-interpretado.

“Acho que a imprensa não merece credibilidade, toda vez que falei saiu distorcido”, criticou. “Não quero esclarecer nada [para a imprensa], só no local competente. Não sou político, não preciso estar na mídia e não quero falar sobre isso”, acrescentou.

Indagado sobre o que gostaria de falar, ele disse que responderia “com prazer” sobre questões do turismo local. “Trabalho com turismo há vários anos. Tenho uma agência de viagem e uma locadora de carro. Venha conhecer o meu estado. Quando você estiver aqui, se quiser, será meu convidado”, declarou.

O portador

Segundo reportagem da revista Veja, Tito, que é primo do senador alagoano, teria sido usado como laranja por Renan na compra do grupo O Jornal. De acordo com a revista, ele foi portador de quatro cheques, no valor total de R$ 650 mil, entregues entre março e junho de 1999 a Názaro Pimentel, antigo proprietário do veículo.

Renan desembolsou, conforme a denúncia, R$ 1,3 milhão pelo grupo. Apontado como sócio do senador no negócio, o ex-deputado federal João Lyra teria adquirido a outra metade da empresa pelo mesmo valor.

Na semana passada, Tito pediu ao relator para não ser ouvido no Conselho de Ética. Diante da recusa do empresário, Jefferson Péres diz ter encaminhado as perguntas por e-mail. “Há dez dias tento entrar em contato com ele, mas não tenho retorno. Uns dois dias atrás, ele deu uma desculpa esfarrapada e disse que não gostaria de falar no Conselho”, afirmou o senador, na quarta-feira passada.

Questionário

Composto por 19 perguntas, o questionário busca informações (veja a íntegra das perguntas) sobre a participação de Tito Uchôa no episódio da compra dos veículos de comunicação. 

Entre outras coisas, Jefferson pergunta se o empresário participou da compra do grupo O Jornal, se fez os pagamentos a pedido de Renan Calheiros, qual a origem do dinheiro e se ele teria como comprovar a fonte dos recursos. (Erich Decat)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Péres confirma entrega de relatório para sexta (16)

STF adia julgamento de Ronaldo Cunha Lima

Ministros pedem prazo para responder à CPI das ONGs

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES