Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/9/2007 | Atualizado às 10:59
Em visita oficial à Finlândia, o presidente Lula afirmou que a crise no mercado imobiliário americano "é um problema da política econômica dos Estados Unidos, da ganância de alguns fundos de investimento, que compraram títulos de risco imaginando que estavam em um cassino e tiveram prejuízo.”
Lula destacou a necessidade dos governos dos países envolvidos intervirem para que a crise não se alastre. "É preciso que os bancos centrais dos países envolvidos nessa situação assumam o mais rapidamente possível a responsabilidade pela solução dessa crise, para que não tragam prejuízo para países como o Brasil, que passaram décadas sem crescer", complementou.
"Não podemos jogar fora essa oportunidade, por causa de apostadores que tentam ganhar dinheiro fácil, em vez de ganhar dinheiro trabalhando. Se o lucro não foi repartido, muito menos queremos repartir o prejuízo."
Lula iniciou hoje uma série de visitas aos países escandinavos com o objetivo de divulgar o programa de biocombustíveis brasileiro. O presidente também busca parcerias para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele almoçou com empresários dos dois países.
Em entrevista coletiva ao lado do presidente finlandês, Tarja Halonen, Lula ressaltou que o Brasil possui uma economia sólida, que não depende apenas das exportações. Os presidentes assinaram um protocolo de intenções que trata da troca de tecnologia para produção de energia limpa. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil