Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/7/2007 | Atualizado às 19:49
O comitê organizador do concurso que escolheu as Sete Maravilhas do Mundo moderno acaba de anunciar o Cristo Redentor como um dos eleitos. Não há informação sobre a classificação do monumento brasileiro, mas a campanha pela eleição do Cristo envolveu até o presidente Lula, que utilizou seu programa semanal de rádio repetidas vezes para pedir à população que votasse na estátua.
As outras seis maravilhas escolhidas por votação popular são a Grande Muralha da China; a cidade helenística de Petra, na Jordânia; a cidade inca de Machu Picchu, no Peru; a pirâmide de Chichen Itzá, no México; o Coliseu, na Itália; e o Taj Mahal, na Índia.
Com a inclusão do Cristo na lista das sete maravilhas, o governo brasileiro planeja aumentar o fluxo de turistas que vêm do exterior para o Brasil. O país tem outras obras arquitetônicas mundialmente conhecidas, entre elas, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O Cristo Redentor fica no morro da Urca, no Rio de Janeiro, e foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. As obras começaram em 1926.
A estátua, feita em pedra-sabão, foi esculpida pelo francês Paul Landowski, que seguiu um desenho do artista plático Carlos Oswald. Em 1937, foi declarada patrimônio histórico da humanidade. No ano passado, o Cristo também passou a ser considerado um santuário religioso. (Carol Ferrare)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil