Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/6/2007 | Atualizado 9/6/2007 às 7:05
O presidente Lula classificou como um "avanço" o compromisso político assinado hoje pela cúpula do G8, grupo que reúne os sete países mais ricos do mundo e a Rússia, na Alemanha.
O acordo firmado pelos líderes do G8 prevê cortes substanciais na emissão de gases relacionados ao efeito estufa e garante um pacto ambiental pós-Kyoto para 2009.
Em entrevista à imprensa ao final de um encontro com os outros quatro governantes do G5 de países emergentes (México, China, Índia e África do Sul), Lula reforçou a necessidade de se firmarem compromissos efetivos antes do vencimento do protocolo de Kyoto em 2012 e em termos mais curtos, antes de 2050.
"Porque o que acontece com estes prazos longos é que ninguém faz nada até então, e assim chegaremos a 2049", afirmou Lula, de acordo com a agência France Presse. "É preciso ter num horizonte menor alguns compromissos que nos permitam em 10 ou 15 anos ter mecanismos de proteção maior contra a contaminação do planeta", acrescentou.
A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou que os países do G8 concordaram em considerar a meta de um corte de 50% nas emissões desses gases poluentes até 2050. O grupo, no entanto, não se comprometeu a estabelecer metas específicas. (Edson Sardinha)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil