Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/6/2007 | Atualizado às 18:15
O Senado só precisa eleger, na própxima senama, o presidente e o vice para instalação da CPI das ONGs. A comissão de inquérito, que pretende apurar a liberação de recursos pelo governo federal para organizações não governamentais (ONGs) e para Organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), já teve seus integrantes indicados por todos os partidos.
Segundo a agência Senado, os nomes dos integrantes constam dos resultados da Ordem do Dia da última terça-feira (5), data em que terminou o prazo estabelecido entre os líderes do Senado para a indicação dos nomes. Com a eleição do presidente e vice, será indicado um relator que terá prazo de 120 dias para concluir as investigações. Pelo requerimento serão investigados repasses do governo e também de entidades com sede no exterior entre 1999 e 2006.
O autor do requerimento da CPI das ONGS, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), disse ao Congresso em Foco que as liberações do Ministério do Turismo (MTur) para entidades vedadas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – conforme publicou com exclusividade o Congresso em Foco (leia aqui) – farão parte das primeiras investigações da nova CPI.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Ubiratan Aguiar abriu, no último dia 10, investigação sobre as liberações doMTur. O ex-ministro da pasta Walfrido dos Mares Guia (PTB-MG) transferiu mais de R$ 24 milhões a entidades privadas sem fins lucrativos, igrejas e sindicatos rurais entre 2003 e 2006. O caso está sendo analisado pelos técnicos da 5ª Câmara de Controle Externo do TCU (leia mais). A nova comissão tem onze membros titulares e sete suplentes. Leia abaixo o nome dos senadores indicados:
Bloco da Minoria (DEM, PSDB): Heráclito Fortes (DEM-PI), Raimundo Colombo (DEM-SC), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Marisa Serrano (PSDB-MS). Suplentes: César Borges (DEM-BA) e Marconi Perillo (PSDB-GO)
Bloco de Apoio ao Governo (PT, PR, PSB, PC DO B, PRB, PP, PTB): Flávio Arns (PT-PR), Eduardo Suplicy (PT-SP) e João Vicente Claudino (PTB-PI). Suplentes: João Ribeiro (PR-TO) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
PMDB: Valdir Raupp (RO), Wellington Salgado (MG) e Leomar Quintanilha (TO). Suplentes: Valter Pereira (MS) e Romero Jucá (RR)
PDT: Jefferson Peres (AM) (Lúcio Lambranho).
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil