Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/4/2007 | Atualizado às 12:59
O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse, há pouco, que não existe qualquer possibilidade de o partido aceitar um acordo contra a instalação da CPI do Apagão Aéreo no Senado em troca da relatoria ou da presidência da comissão na Câmara.
Para Rodrigo, uma CPI no Senado oferecerá à oposição mais chances de investigação porque lá a maioria de aliados ao governo é menos expressiva numericamente. "No Senado, os partidos de oposição teriam como trabalhar melhor", disse.
Outro problema, explicou, é que na Câmara há ainda o critério da proporcionalidade partidária, que garantirá a predominância de PMDB e PT na CPI. "Além disso, um eventual acordo nesse sentido seria interpretado pela opinião pública como um acordão entre governo e oposição", apontou.
O vice-líder do PT na Casa, deputado Maurício Rands (PE), confirmou que a disposição dos petistas em negociar a composição da mesa na CPI para evitar a investigação no Senado. Na opinião de Rands, os senadores podem transformar a CPI em palco de disputas políticas, reduzindo as chances de a investigação ser bem-sucedida. (Carol Ferrare)
Leia mais:
Acordo adia instalação da CPI do Apagão no Senado
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil