Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/4/2007 | Atualizado às 12:59
O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse, há pouco, que não existe qualquer possibilidade de o partido aceitar um acordo contra a instalação da CPI do Apagão Aéreo no Senado em troca da relatoria ou da presidência da comissão na Câmara.
Para Rodrigo, uma CPI no Senado oferecerá à oposição mais chances de investigação porque lá a maioria de aliados ao governo é menos expressiva numericamente. "No Senado, os partidos de oposição teriam como trabalhar melhor", disse.
Outro problema, explicou, é que na Câmara há ainda o critério da proporcionalidade partidária, que garantirá a predominância de PMDB e PT na CPI. "Além disso, um eventual acordo nesse sentido seria interpretado pela opinião pública como um acordão entre governo e oposição", apontou.
O vice-líder do PT na Casa, deputado Maurício Rands (PE), confirmou que a disposição dos petistas em negociar a composição da mesa na CPI para evitar a investigação no Senado. Na opinião de Rands, os senadores podem transformar a CPI em palco de disputas políticas, reduzindo as chances de a investigação ser bem-sucedida. (Carol Ferrare)
Leia mais:
Acordo adia instalação da CPI do Apagão no Senado
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares