Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/4/2007 11:35
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recurso apresentado pelo Partido dos Aposentados da Nação (PAN) contra a homologação da incorporação da legenda ao PTB. O Plenário seguiu o voto do ministro-relator, José Delgado, que entendeu que a fusão atendeu a todos os requisitos legais.
No recurso, o PAN pedia a reforma da decisão, para que o TSE se declarasse incompetente para apreciar a incorporação, porque a matéria estaria sendo debatida em outra ação, que corre na Justiça comum do Rio Grande do Sul.
Em seu pedido, o PAN alegava ainda que a ata da convenção nacional que aprovou a fusão dos dois partidos não teria seguido as normas estatutárias e que a união das siglas teria ocorrido, exclusivamente, em decorrência da cláusula de barreira, imposta pela Lei 9.096/95.
No final do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a cláusula de barreira, que impedia os partidos que não alcançaram 5% da votação nas eleições proporcionais de 2006, nem 2% dos votos em nove estados, como o PAN, de receber recursos do fundo partidário e ter direito a horário gratuito no rádio e na TV, por exemplo. (Edson Sardinha)
Temas
julgamento do golpe
Imprensa internacional repercute condenação de Jair Bolsonaro
RELAÇÕES EXTERIORES
Após condenação de Bolsonaro, Eduardo defende invasão dos EUA
Julgamento do Golpe
Internet reage com memes à condenação histórica de Bolsonaro