Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/3/2007 | Atualizado às 15:42
Com menos de dois meses no poder, a popularidade dos congressistas que tomaram posse em 1º de fevereiro está em queda. Pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que, em dezembro, antes da posse, 43% dos eleitores acreditavam que os novos deputados e senadores teriam um ótimo desempenho. Hoje, apenas 16% avaliam positivamente o trabalho dos parlamentares.
Antes do início da legislatura atual, 14% apostavam em um novo Congresso ruim ou péssimo. Este percentual subiu para 30%. Os 32% para quem o Congresso teria desempenho regular se transformaram em 46%. Os dados foram captados pelo Datafolha em pesquisa nacional nos dias 19 e 20 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa de 2006 foi realizada em 13 de dezembro passado.
Quando se estratifica a pesquisa, a maior desaprovação aos congressistas está no grupo de maior escolaridade e renda. Entre os que têm curso superior, 44% acham o desempenho dos parlamentares ruim ou péssimo. Entre os que ganham mais que dez salários mínimos, 51% escolhem a resposta ruim ou péssimo para avaliar o Congresso.
Questionado pela Folha sobre a queda de popularidade dos integrantes do Congresso Nacional, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o levantamento "é uma orientação para todos os congresistas trabalharem mais, procurando dar encaminhamento a temas de interesse nacional e deixar os assuntos corporativos para segundo plano". (Carol Ferrare)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil