Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/3/2007 | Atualizado às 12:40
Três semanas após a publicação da matéria, um representante da família Alcolumbre, mandou nota, retificando informações que constavam da reportagem. Leia a nota e, abaixo, os esclarecimentos deste site:
"Em resposta à matéria publicada no sítio www.congressoemfoco.com.br, assinada pelo jornalista Ricardo Taffner, vimos esclarecer alguns pontos equivocados acerca do Sr. José Alcolumbre. O mesmo é proprietário das seguintes empresas de comunicação: TV Amazônia, CNPJ 14.572.119-43 (adquirida de terceiros), Rádio Marco Zero FM, CNPJ 01.105.259/0001-60 (adquirida através de licitação pública), Rede Amapaense AM (adquirida de terceiros).
Além dos veículos comerciais acima mencionados, é concessionário das repetidoras da TV Amazônia nos municípios Laranjal do Jarí, Vitória do Jarí, Ferreira Gomes e Serra do Navio (todas com fins sociais, que atendem os anseios das populações ribeirinhas e apresentadas sem faturamento algum), estando em processo licitatório a aquisição das rádios Marco Zero Jarí e Amapá.
Portanto, a afirmação ‘mais de uma dezena de rádios espalhadas pelos municípios do Estado’, mencionada no referido artigo jornalístico, é, no mínimo, inverídica.
A fim de confirmarmos o propósito comercial e social das empresas do Sr. José Alcolumbre, afirmamos não possuir nenhuma rádio comunitária em nome do empresário ou de suas empresas e muito menos em nome de terceiros.
O artigo somente é verdadeiro quando identifica o Sr. José Alcolumbre como tio do deputado Davi Alcolumbre, porém, não esclarece que o único vínculo que possui com deputado é estritamente familiar, pois a primeira empresa do Sr José Alcolumbre foi adquirida quando o deputado tinha apenas cinco anos de idade.
Com relação à família Alcolumbre, é uma família de onze irmãos, todos comerciantes, porém, cada um com seu negócio próprio e independente. Esta família tradicional se estabeleceu no Amapá há mais de 130 anos, e, com suas tradições judaicas, prosperou sem nunca ter se esquivado dos seus deveres e obrigações com relação à terra que a acolheu.
Concluindo nossos esclarecimentos, gostaríamos que, pela manutenção da democracia, da verdade e dos princípios éticos dos profissionais da comunicação, ficassem registrados os pontos acima e que fossem transmitidos para o sitio em questão e para a revista Carta Capital que reproduziu o mesmo. Quanto ao jornalista Ricardo Taffner, estamos à disposição para esclarecimento de qualquer ponto de sua pesquisa jornalística.”
Aharon Alcolumbre
Nota da redação – A reportagem procurou o gabinete do deputado para checar a notícia de que a família do parlamentar controla mais de uma dezena de rádios no Amapá. A informação não foi contestada pela assessoria de Davi Alcolumbre. Como demonstra a mensagem, são claros os vínculos (ainda que exclusivamente familiares) do deputado com um grupo de comunicação. Obviamente, o Congresso em Foco não possui ingerência sobre outros veículos que eventualmente citem conteúdos publicados pelo site.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso