Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/3/2007 | Atualizado às 10:54
Doze medidas provisórias (MP) - as oito que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outras quatro editadas no mesmo dia - continuam bloqueando a pauta de votações da Câmara dos Deputados. Caso não sejam aprovadas ou rejeitadas até o dia 2 de abril, as MPs serão prorrogadas por 60 dias e continuarão a impedir a aprovação de outros projetos. A reunião do Plenário está marcada para 16h.
Entre as propostas que estão impedidas de tramitar por causa do trancamento estão os projetos que aperfeiçoam a legislação da área de segurança pública, cujos pareceres foram acolhidos nos últimos dias pelas comissões permanentes.Ontem, em reunião extraordinária, o Plenário da Casa decidiu arquivar a CPI do Apagão Aéreo, mas a oposição aguarda o julgamento de um recurso apresentado no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode garantir o funcionamento da Comissão (leia mais).
FGTS
Considerada a mais polêmica medida do PAC, a MP 349/07 já é alvo de uma ação direta de inconstitucionalidade, impetrada pelo PFL em 2 de março no STF. A medida provisória trata da criação do fundo de investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com o texto original, seria autorizada a transferência de R$ 5 bilhões do FGTS para criar o fundo de investimento que financiaria projetos de infra-estrutura.
As demais medidas provisórias tratam da regulamentação do Fundeb, de reajustes a tabela do Imposto de Renda e concedem uma série de incentivos fiscais, entre outros temas.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso