Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara arquiva CPI do Apagão Aéreo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara arquiva CPI do Apagão Aéreo

Congresso em Foco

21/3/2007 | Atualizado às 23:32

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em sessão extraordinária, a Câmara aprovou hoje (21) - por 308 votos favoráveis, 141 contra e duas abstenções - o recurso do PT contra a instalação da CPI do Apagâo Aéreo. Com a decisão tomada pelos deputados, a Câmara arquiva a CPI. Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa aprovou, após mais de sete horas de discussão, o recurso do PT. Leia mais 

A oposição iniciou a sessão desta noite tentando obstruir a votação. No entanto, os líderes oposicionistas decidiram aceitar um acordo com a base governista e retiraram os 12 requerimentos que atrasariam a votação do recurso petista. A oposição é minoria na Casa e o governo estava disposto a levar a votação até o fim. Caso a oposição não retirasse os requerimentos, a discussão entraria pela madrugada.

Parlamentares prometem fazer cartazes com as fotos dos deputados que foram contrários à criação da CPI e distribuir nos aeroportos brasileiros.  Os deputados oposicionistas ainda esperam uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que pode determinar que a CPI seja iniciada. "O Supremo não faltará ao Brasil" disse o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA). Na semana passada, deputados oposicionistas entraram com recurso no Supremo para que a CPI fosse instalada. Leia mais

Base governista

A base governista sustenta que não há fato determinado para a criação da CPI. O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (PT) afirmou que a oposição quer se valer da CPI para usá-la como "palanque de uma eleição que já acabou".

"Não dá para aceitar a ditadura da minoria que quer transformar o Congresso Nacional numa delegacia de polícia", afirmou o vice-líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Antes mesmo da votação, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), que é contrário à CPI, dizia que a comissão não iria resolver a crise nos aeroportos brasileiros. "Duvido que a CPI vá resolver o problema", afirmou.

Chinaglia

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que estava tranqüilo quanto ao seu comportamento na condução dos trabalhos.  "Estou seguro de que segui o regimento. [O arquivamento da CPI] foi uma decisão do plenário", ressaltou.

“AI-5 disfarçado”

Parlamentares favoráveis à CPI argumentam que foi criado um precedente perigoso com a vitória da bancada governista. O argumento é que o pedido da instalação da CPI, quando feito, atendeu os requisitos constitucionais, que é conter as assinaturas de no mínimo 171 parlamentares.

"Pode-se abrir um procedente perigoso com essa decisão. É um AI-5 disfarçado", afirma o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). Por sua vez, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) alerta para o “efeito cascata”. "É perigoso. Qualquer proposta de criar uma CPI ter que ser decidida pelo plenário. Isso pode ter um efeito cascata nas assembléias legislativas", alertou o parlamentar fluminense.

Consulta popular

A deputada Luiza Erundina (PSDB-SP), afirmou que amanhã (22), a partir das 14h, alguns parlamentares favoráveis à CPI vão ao aeroporto de Brasília ouvir a opinião dos usuários do sistema aéreo brasileiro. (Lucas Ferraz e Rodolfo Torres)

Confira como os parlamentares votaram


Leia também

Deputados podem colher assinaturas em aeroportos

Ciro: oposição tem síndrome da “delegacia de polícia”

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Crime tipificado

O novo PIB

Lula sanciona lei com novas regras para trangênicos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES