Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/3/2007 | Atualizado 30/3/2007 às 2:34
O deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) desistiu nesta tarde (17) de concorrer à indicação ao Ministério da Agricultura. O peemedebista informou hoje, por meio de uma carta, a sua decisão ao presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP) e ao líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN).
"Peço que comuniquem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que retire o meu nome do rol de indicados para ocupar o cargo de Ministro da Agricultura pelo PMDB", diz Balbinotti na carta.
A decisão do parlamentar paranaense atende à cúpula do PMDB, que desejava que ele anunciasse a desistência da pasta da Agricultura por conta própria. Leia mais
Balbinotti, que é o maior produtor de sementes de soja do país, teve a sua indicação abalada depois da notícia de que ele era investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) num processo sigiloso. Leia mais
O ex-candidato a ministro entregou a Temer a carta nesta tarde. "Sobre os fatos levantados pela imprensa, não serei vil. Responderei a todos e os esclarecerei, como tenho feito em toda minha vida, que sempre foi pautada de total transparência", afirma Balbinotti .
Outros nomes para a Agricultura
O PMDB já estuda a possibilidade de apresentar ao presidente Lula na próxima segunda (19) um novo nome para substituir Balbinotti: o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS).
Além de Moka, mais quatro nomes disputam a indicação do PMDB para o Ministério da Agricultura: Tadeu Filippelli (DF), Eunício Oliveira (CE), Fernando Diniz (MG) e Valdir Colatto (SC). Correndo por fora, sem o apoio da bancada do partido na Câmara, mas com as bençãos do governador Roberto Requião (PMDB-PR), fala-se ainda no nome do deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR), que foi ministro da Previdência no governo Fernando Henrique e secretário estadual na gestão anterior de Requião no Paraná (2003/2006).
Confira a íntegra da carta de Balbinotti:
"Prezados amigos Michel Temer e Henrique Eduardo Alves,
Peço que comuniquem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que retire o meu nome do rol de indicados para ocupar o cargo de Ministro da Agricultura pelo PMDB. Agradeço a honrosa lembrança do presidente da República, aos companheiros da bancada e a todos que o apoiaram nessa indicação.
Continuarei trabalhando pela Agricultura do meu país, como parlamentar e como agricultor, profissão da qual muito me orgulho.
Sobre os fatos levantados pela imprensa, não serei vil. Responderei a todos e os esclarecerei, como tenho feito em toda minha vida, que sempre foi pautada de total transparência.
Deputado Odilio Balbinotti"
Matéria publicada em 17.03.2007. Retificada em 30.03.2007
Temas
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR