Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula pede a novos líderes que enfrentem a oposição

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula pede a novos líderes que enfrentem a oposição

Congresso em Foco

8/3/2007 | Atualizado 9/3/2007 às 8:42

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governo anunciou oficialmente na tarde de hoje (8), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, os novos líderes do governo no Congresso Nacional: Romero Jucá (PMDB-RR) foi confirmado como líder do governo no Senado, enquanto a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) se tornou a nova líder no Congresso Nacional.

O deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE) é o líder do governo na Câmara, tendo com vice-líderes Henrique Fontana (PT-RS) e Beto Albuquerque (PSB-RS). Em reunião reservada com os seus novos interlocutores no Congresso, Lula orientou os líderes a evitarem que a oposição emplaque CPIs para fazer "disputa política", como a comissão que pretende investigar o apagão aéreo.

“O presidente pediu para não ficarmos de braços cruzados esperando a oposição fazer o que quiser. O governo não vai mais deixar ser feito de gato e sapato pela oposição”, disse o deputado Beto Albuquerque. “A orientação é para enfrentar a oposição”, acrescentou.

Lula cobrou dos novos líderes do governo empenho para a votação de matérias, especialmente as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"O PAC é o começo de uma nova vida em se tratando de perspectiva de crescimento econômico. Para funcionar 100%, terá que passar por algumas mudanças em leis que existem no Congresso, porque quanto mais democráticos e modernos forem os marcos regulatórios mais chances de teremos de fazer com que mais gente tenha interesse em nosso país."

O presidente afirmou que o governo vive uma relação estável com o Congresso. "Eu não conheço um momento em que tivemos a tranqüilidade de agir com o Congresso como no primeiro mandato. Não teve nenhum tema importante que não foi votado", afirmou.

Por fim, Lula desejou boa sorte aos líderes do governo no Congresso. "Eu desejo a vocês toda a sorte do mundo para que consigam cumprir todos os objetivos. E naquilo que eu puder ajudá-los, ajudarei. Agora, espero mais ajuda de vocês porque é lá que o embate se dá da forma mais eloqüente e democrática possível", afirmou o presidente.

"O nosso espírito é somar, contribuir. O senhor vai contar com a minha lealdade quando eu tiver que dizer aquilo que penso, mesmo que discorde e que tenha que defender aquilo que não concorde. E com a gratidão e a memória do coração, vou ser grato pela oportunidade", disse  José Múcio a Lula.

Leia outras notícias publicadas hoje (8)

Lula nomeia 1ª mulher para o Superior Tribunal Militar

O presidente Lula nomeou Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha para o cargo de ministra do Superior Tribunal Militar (STM). Com o decreto presidencial, publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União, a atual subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República será a primeira mulher a exercer um cargo no tribunal superior dos militares. Ela substituirá o ministro Antonio Carlos de Nogueira, que se aposentou.

Lúcio Alcântara se filia ao PR e leva três tucanos

Conforme antecipou o Congresso em Foco, o ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, anunciou oficialmente seu ingresso no PR. O deputado se desfiliou do PSDB na terça-feira (6) por conta de divergências com o principal líder tucano no estado e presidente nacional do partido, Tasso Jereissati. Com ele, trocaram de partido os deputados federais Léo Alcântara, Vicente Arruda e Marcelo Teixeira.

Lúcio Alcântara chega ao PR como forte candidato a assumir a presidência da legenda no Ceará. O PR, resultado da fusão entre PL e Prona, é o quinto partido do ex-governador, que já passou por PDS, PFL, PDT e PSDB. A filiação aconteceu ontem à tarde, em Brasília. Leia mais.

TSE: incorporação do PAN ao PTB é questionada

O Ministério Público (MP) enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um parecer recomendando o arquivamento do pedido do PTB de incorporar o PAN. Caso o ministro José Delgado, relator da ação, acolha a recomendação, o processo poderá ser arquivado.

O requerimento de incorporação do PAN ao PTB foi encaminhado para homologação do TSE após convenção nacional realizada pelos dois partidos em outubro do ano passado.

Entretanto, o diretório do PAN no Rio Grande do Sul entrou com uma ação na Justiça pedindo a anulação do processo de incorporação.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Boicote mantido

Crítica aos grandes

Genoíno pede desculpas a Ibsen

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES