Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/3/2007 | Atualizado às 16:46
A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (7), a criação da Subcomissão Especial de Armas e Munição para acompanhar a execução e a regulamentação do Estatuto do Desarmamento. A proposta foi apresentada pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE), sub-relator da extinta CPI do Tráfico de Armas.
Segundo os dados de Jungmann, as informações coletadas com fabricantes de armas e órgãos de segurança pública revelou o "total descontrole" da venda de armas no Brasil. O rastreamento foi, diz o parlamentar, produzido em um universo de 146.663 armas apreendidas entre os anos de 1998 e 2003, no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.
O deputado do PPS acredita que os principais problemas nessa área estão relacionadas com uma lei do regime militar que permite policiais e membros das Forças Armadas comprarem, a cada dois anos, três armas e 1.300 cartuchos de balas para o uso pessoal. De acordo com o levantamento encomendado por Jungmann, do total de armas apreendidas em poder dos bandidos, 18% são oriundas do Poder Público, ou seja, pertenciam a policiais militares, civis, federais ou integrantes das tropas federais.
Ainda dentro do total pesquisado pelo deputado, 86% de revólveres, espingardas e pistolas que foram parar na mão dos criminosos foram vendidas no território nacional e o restante veio do exterior, mas tem fabricação nacional.
É o que Jungmann chama de "bumerangue", situação em que as armas produzidas no Brasil depois de exportadas para países vizinhos, acabam voltando sob a forma de contrabando para o país. "Nós temos imensas deficiências em portos e aeroportos, não existe integração entre a Receita e Polícia Federal, além da carência no controle de contêineres. Não temos também controle sobre nossas rodovias por onde escoam milhares de armas e munições", explica. (Lúcio Lambranho)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil